Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Turistas chilenos começam a deixar o Terreirão do Samba


 
Da Agência Brasil

Muitos chilenos já começaram a deixar hoje (30) o Terreirão do Samba, no centro do Rio. O Chile perdeu para o Brasil no último sábado (28) nas oitavas de final da Copa do Mundo. No espaço disponibilizado pela prefeitura do Rio para estacionamento de estrangeiros, a maioria dos veículos e barracas pertencem a argentinos.

O chileno Alejandro Sandiz, de 34 anos, disse que está deixando o Rio nesta segunda-feira depois da eliminação do Chile. O chileno chegou a capital fluminense há 15 dias com mais sete amigos, divididos em dois carros.

“Assistimos todas as partidas na Fifa Fan Fest aqui no Rio. Gostei muito daqui. É tudo muito bonito. Mas vamos embora agora. O Chile já foi eliminado. Parece que sempre falta algo”,disse.

O uruguaio Nicolás Madeiro, de 26 anos, disse que mesmo com a eliminação do Uruguai também nas oitavas de final, ele pretende ficar, com a esposa, por uma semana para conhecer mais o Rio. “Nós íamos ficar até o final da Copa, mas o Uruguai já foi embora. Chegamos no Rio há três dias. Vamos ficar mais uma semana para conhecer a cidade. Assistimos todos os jogos na Fifa Fan Fest. Assistimos aos jogos em Porto Alegre, Curitiba e agora aqui”.

O chileno Estevan Torreblanca, de 52 anos, também pretende ficar no Rio por mais um tempo para conhecer a cidade. Torreblanca já conhecia Florianópolis, em Santa Catarina, onde visitou há quatro anos.“Eu estava no Rio há uma semana e vim para o Terreirão ontem [29], para não pagar hotel, apenas comida. Assistimos todos os jogos em Copacabana. O telão ajudou muito. Agradeço muito ao Brasil pela organização. Todos os chilenos têm que agradecer ao Brasil pela recepção e o tratamento”.

Já o argentino Cristian Sandoval, de 34 anos, discordou sobre a organização do Brasil para receber a Copa. “Vamos ganhar o jogo amanhã e seremos campeões no Brasil. A Copa está muito boa. O único problema aqui no Rio é não ter onde estacionar. Na praia de Copacabana, rodei por quase duas horas e não consegui parar. Quando parei, recebi uma multa. Falta estrutura. Tinham de ter pensado que todo estrangeiro que vêm ao Brasil quer conhecer a praia”.

O francês Cristopher Cavaghnis, de 43 anos, está muito animado com a visita ao Brasil. Ele, sua esposa e dois filhos pequenos, uma de 4 e outro de 6 anos, estão viajando há dois anos e meio pelo mundo em motorhome. “O Rio é muito bonito. Estou achando incrível. Não gastamos muito. Não temos telefone e energia elétrica. Só gastamos com comida e gasolina. Quase vimos o jogo entre França e Suíça em Salvador, mas a Copa está muito cara”.

Cerca de 50 veículos estrangeiros foram removidos para o Terreirão do Samba há dez dias. Os turistas, principalmente sul-americanos, estavam estacionados nas orlas da Praia de Copacabana e do Leme, ambas na zona sul.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Rondônia recebe Plano Brasis com foco em transformar potencial em crescimento do turismo internacional no estado

Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia

O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)