Quarta-feira, 30 de agosto de 2017 - 05h02
A três dias do início do Festival de Fortaleza do Abunã, está esgotada a lotação das pousadas e residências por turistas, principalmente, oriundos do Acre. A rede de hospedagem do distrito de Fortaleza do Abunã não é grande, tem capacidade para trezentas pessoas, mas é um número expressivo se comparado ao número de habitantes da localidade que não chega a seiscentas pessoas, segundos dados do IBGE.
Os dados foram levantados pela Fundação Cultural, que está organizando o festival em parceria com a Semdestur e outras nove secretarias municipais da Prefeitura de Porto Velho, Seduc, Corpo de Bombeiros, e Polícia Militar. O festival será autossustentável e é realizado pelos moradores. O poder público só entrará com a estrutura, mas quem vai se beneficiar socioeconomicamente do evento são os habitantes da vila.
Segundo o secretário Antônio Ocampo, o potencial turístico de Fortaleza do Abunã é inegável. “É uma jóia que precisa ser lapidada. Possui uma beleza natural de encher os olhos, na fronteira com a Bolívia e passa boa parte do ano visitada por turistas acrianos. Porém ainda carece de estrutura, principalmente de hotelaria e restaurantes para se firmar como uma estância turística. É um projeto futuro que precisa ser pensado com carinho”, afirmou.
O presidente do Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade (Conetur), Raniery Coelho, disse que Fortaleza do Abunã é apenas um exemplo da capacidade turística rondoniense. “Possuímos inúmeros pontos inexplorados ou subutilizados por falta de incentivo e estrutura. Temos em mãos uma riqueza que tem a capacidade de nos dar um retorno econômico considerável. A Prefeitura de Porto Velho age certo em retomar o festival e fazer dele um projeto sustentável”, comentou.
Para o Festival de Fortaleza do Abunã, que será realizado dia 1º, 2 e 3 de setembro, a Prefeitura espera a chegada de 10 mil turistas.
Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,
Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados
Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2
Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio
O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis
Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa
O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc