Sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 15h20
Brasília, DF (20/05/2011)– “Turismo, sim. Exploração sexual, não. O Ministério do Turismo está comprometido com a garantia dos direitos das crianças e jovens e convida toda a cadeia turística a fazer o mesmo.” Essa foi a mensagem que a secretária Nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, deixou na quarta-feira (19), durante o encerramento da mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.
Os motoristas que passaram pela Esplanada dos Ministérios, no final da tarde, foram surpreendidos por uma revoada de balões e mensagens de incentivo às denúncias contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, pelo Disque 100. Além disso, mais de mil crianças de todo o DF estiveram em frente à Catedral para pedir pela proteção dos jovens de todo o país.
Durante a tarde, representantes do MTur e cerca de 80 alunos de cursos de Turismo da Universidade de Brasília (UnB) e da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec) entregaram panfletos e adesivos de sensibilização aos motoristas e pedestres, que passaram pela Esplanada dos Ministérios, pedindo o fim da exploração. No total, cerca de 4 mil pessoas receberam o material.
As estudantes Vanessa dos Santos e Nathália Corrêa, de 17 e 18 anos, alunas do primeiro semestre de Turismo da UnB, eram voluntárias e participaram da mobilização. “Tem muita gente viajando pelo Brasil inteiro e não sabe que a exploração é crime. Por isso, precisamos divulgar o Disque 100. É muito importante que ninguém aceite esse crime”, afirmou Nathália.
Turismo e Infância O Ministério do Turismo tem um programa permanente de enfrentamento à exploração, o TSI – Turismo Sustentável e Infância. O objetivo é sensibilizar os profissionais que integram a cadeia produtiva e a denunciarem os casos e ajudarem a coibir essa prática criminosa nos equipamentos turísticos.
Por meio das ações do TSI, mais de 100 mil trabalhadores do setor turístico já foram sensibilizados. Além disso, o programa oferece, desde 2008, cursos de capacitação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. No total, cerca de 2 mil já foram beneficiados.
Outra iniciativa do programa é o Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, que tem foco na Copa de 2014. Em 2010, o projeto já formou mais de 390 multiplicadores, nas 12 cidades-sede.
FONTE: ASCOM
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da