Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo fortalecido na Vila Nova de Teotônio


Turismo fortalecido na Vila Nova de Teotônio  - Gente de Opinião

A Vila Nova de Teotônio (Assista AQUI vídeo de 2009 do OpiniaoTV) está pronta para receber os turistas. Para mostrar todo o potencial da região, a Associação dos Moradores da comunidade organizou no último sábado, 14 de janeiro, um dia especial para cerca de 100 visitantes, moradores de Porto Velho de diferentes idades e profissões. (Assista AQUI vídeo de 2010 do OpiniaoTV).

O grupo saboreou um café da manhã regional e conheceu o artesanato confeccionado pelos moradores, com destaque para as bijouterias feitas a partir de frutos e sementes de árvores da vila como o Açaí, a Macaúba, o Patuá e o Tucumã. A jovem artesã moradora da vila, Marciele Gonçalves, de 12 anos, teve a oportunidade de mostrar seu trabalho. “Faço biojóias nas férias ou quando não estou na escola. Trazer essas pessoas aqui é importante para mostrarmos nossas belezas e que estamos preparados para recebê-los”, declarou, enquanto comemorava a venda de cerca de 20 peças como pulseiras, colares, brincos e chaveiros. (Assista AQUI mais um vídeo de 2009 do OpiniaoTV).

Os pontos altos foram o passeio pelo píer de madeira, construído pela Santo Antônio Energia em meio as árvores para dar acesso à praia, criada a partir do enchimento do lago da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Na praia, foi possível praticar esportes, contemplar a natureza e passear de barco. Uma das visitantes, a funcionária pública e psicóloga Jorgete Lima, afirmou que pretende voltar levando outros amigos e familiares. “Gostei de tudo. O passeio de barco foi ótimo e todos são muitos acolhedores. Valeu a pena ter vindo e quero voltar”, declarou. O vendedor Diego Luiz levou para o passeio o padrasto, a mãe e o filho de três anos que se divertiu brincando na areia da praia. “Porto Velho estava precisando de uma área como essa para as crianças brincarem com tranquilidade”, opinou.


 

Turismo fortalecido na Vila Nova de Teotônio  - Gente de Opinião

No almoço, os restaurantes serviram alguns pratos típicos como o pirarucu a casaca, o escabeche de peixe e o filé de dourado. Houve também a eleição para a escolha do prato representante da Vila Nova de Teotônio. O escolhido será conhecido no decorrer da semana .

O passeio teve o apoio da Santo Antônio Energia. O objetivo da iniciativa foi apresentar a região aos visitantes, permitindo a eles contribuir com sugestões que ajudem a tornar o local ainda mais atrativo. A ação também fez dos visitantes multiplicadores para que outros turistas realizem o mesmo passeio. O coordenador fundiário da Santo Antônio Energia, Ivan Silveira, avaliou este trabalho-piloto como positivo. “Queremos incentivar o turismo nessa região para que os moradores de Porto Velho possam desfrutar desse lugar bonito e agradável, possibilitando renda às famílias que residem aqui”, explicou.

Na Vila Nova de Teotônio vivem 48 famílias que moravam na região da antiga Cachoeira de Teotônio e tiveram que ser remanejadas porque estavam na área do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. A vila possui 72 casas de alvenaria, com dois, três e quatro dormitórios, construídas em terrenos de 2 mil metros quadrados cada uma. Há também uma escola, posto de saúde, duas igrejas, seis estabelecimentos comerciais, áreas de lazer, rede de energia elétrica e água encanada. Uma empresa de consultoria foi contratada para ministrar oficinas de empreendedorismo, artesanato e culinária, organizando a comunidade para que tenham no turismo mais uma fonte de renda.

Turismo fortalecido na Vila Nova de Teotônio  - Gente de Opinião

Fonte: Carla Nascentes
 

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci