Sábado, 14 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Turismo como modelo de desenvolvimento e geração de riquezas


Turismo como modelo de desenvolvimento e geração de riquezas - Gente de Opinião

Turismo é sempre um assunto que provoca possibilidades de sorrisos e ares de satisfação em muitas rodas de conversas, especialmente se os interlocutores se imaginarem na condição de turistas.

Diante disso, sendo o turismo uma atividade quase sem contraindicações, é salutar fazer sempre reflexões sobre o seu potencial na contribuição do PIB de um país, de uma cidade ou de uma localidade. Existem países que a atividade contribui com quase 15% de toda a capacidade de gerar emprego e renda. Além disso, o turismo pode ser um grande instrumento de preservação de valores, identidades culturais, patrimônios materiais e imateriais que forjam a história de muitos povos.

O Brasil, um país continental e “abençoado por Deus”, oferece paisagens das mais belas e inesquecíveis. Uma gastronomia diversificada e saborosa. Tradições e manifestações culturais que marcam para sempre quem vive tais experiências. Um povo hospitaleiro, de etnias diversas, mas extremamente acolhedor, apesar das adversidades que sempre enfrenta. Mas por qual razão o número de turistas que visitam esse grandioso país patina sempre nos mesmos pífios números?

Não pode ser somente a distância geográfica. Nosso vizinho Peru é um exemplo de promoção e visitantes anuais. Não pode ser somente a implacável tributação que impõe grandes desafios aos empreendedores. Deve ter algo a mais nesta história.

Talvez algumas das explicações sejam a falta de institucionalização do turismo como modelo de desenvolvimento por parte do ente público. Os planos de governo, invariavelmente, citam a atividade muito en passant, quase que apenas “para constar”. Não existem - ou são pouco conhecidas - linhas de incentivos federais, estaduais ou municipais que encorajem os empreendedores a investirem em equipamentos turísticos. Os recursos destinados à promoção, qualificação e infraestrutura são aquém do necessário para o desenvolvimento pleno da atividade, sendo que o destino, para ser bom para o turismo, precisa ser melhor ainda para o cidadão morador. Será possível elencar algumas outras possibilidades, basta um debate com qualquer trade turístico local no país.

Para evidenciar a força do Turismo, um estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, mostra que o consumo do turista no Brasil movimenta 571 atividades econômicas: 21 serviços ligados diretamente ao turismo, como agências de turismo, hotéis, companhias aéreas; 191 atividades dedicadas aos moradores locais, como bares, restaurantes, táxis e serviços médicos, mas que também atendem turistas; 142 ligadas aos setores de fornecimento de bens e serviços que atendem as empresas de turismo, como agricultura familiar, terceirização de serviços de limpeza e contabilidade e 217 não são ligadas ao turismo, mas se aquecem quando há mais turistas no país. É o caso de oficinas mecânicas e construção civil.

Portanto, é preciso mudar esse mindset e incluir o planejamento turístico em qualquer Plano Plurianual para garantir um desenvolvimento cada vez mais sustentável da atividade turística em nosso país, com maior geração e emprego e renda. As eleições vêm aí...

 

* Publicitário e jornalista, tendo atuado em Turismo tanto no setor privado como na gestão pública

Gente de OpiniãoSábado, 14 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Gente de Opinião Sábado, 14 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)