Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor

O encontro contou com a participação dos presidentes das Federações do Comércio nos estados, local onde as iniciativas serão desenvolvidas


Sistema CNC-Sesc-Senac e Ministério do Turismo debatem parcerias de fomento ao setor - Gente de Opinião

Em reunião na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília, nesta terça-feira (28), o ministro do Turismo, Celso Sabino, reconheceu o trabalho do Sistema CNC-Sesc-Senac no fomento às ações de promoção social, cultural, profissionalizante e agradeceu o apoio para eventos de promoção e de geração de fluxos turísticos pelo país.

“Estamos desenvolvendo uma parceria muito produtiva. Quem vai colher os frutos são o comércio, o serviço e o turismo do Brasil. Partimos de uma situação adversa para um grande trabalho que vai trazer muitos resultados para toda atividade econômica relacionada ao turismo, no apoio a competitividade dos destinos brasileiros, com eventos, feiras, congressos, seminários, bem como atividades educacionais e de cultura. E contar com a experiência do Sesc e do Senac para essas ações que vão movimentar a cadeia do turismo no Brasil só enriquecem nosso trabalho”, disse Sabino.

A declaração foi dada durante café da manhã com o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e os presidentes das 27 federações do comércio pelos estados e o Distrito Federal. O encontro teve como objetivo tratar da parceria do Sistema em atividades do Ministério do Turismo pelos estados brasileiros e alinhar as expectativas da execução do acordo de cooperação técnica Nº 002/2023, celebrado entre o MTur, Sesc e o Senac.

Desenvolvimento sustentável

José Roberto Tadros - Gente de Opinião
José Roberto Tadros

Para o presidente Tadros, a parceria que o Sistema vem desenvolvendo com o Ministério vai auxiliar no futuro do setor, por meio de ações de apoio a eventos que movimentam a cadeia do turismo em todo o país e a partir do investimento em formação de mão de obra para o setor.

“Esse é o nosso compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor. Unimos forças para capacitar profissionais, fomentar eventos e impulsionar o turismo em cada canto do nosso país. Este acordo não apenas consolida a importância do setor como pilar econômico, mas também evidencia o papel crucial da educação e da cultura nesse cenário”, reforçou.

Celso Sabino pediu apoio da CNC para outras frentes relacionadas ao setor, como o projeto dos resorts integrados com cassinos; a cabotagem, para permitir que companhias estrangeiras possam fazer voos domésticos na área da Amazônia Legal; o projeto de lei de atualização da Lei Geral do Turismo, que além da cabotagem trata também da destinação de 30% dos recursos do fundo nacional da aviação civil para os subsídios do combustível dentro da área da Amazônia Legal e o projeto que trata da utilização de bens públicos como praias e empreendimentos turísticos.

“A participação da CNC fazendo uma análise criteriosa e técnica sobre esses temas, assim como na montagem de um grupo de trabalho para fazer pesquisas e discutir essas pautas será muito importante para o turismo no nosso país”, disse o ministro.

Qualificação profissional

 Leandro Domingos - Gente de Opinião
Leandro Domingos

O vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos, ponderou que dentro do acordo de cooperação técnica é imprescindível trabalhar ações educativas complementares, com foco na qualificação profissional.

“O turismo não se faz só com eventos culturais, pois precisamos da outra ponta, que é a formação bem-posicionada. Uma campanha do nosso país como destino turístico não adianta se não tivermos mão-de-obra qualificada, na gastronomia, na hotelaria, no atendimento ao turista. E Sesc e Senac são referências nessa frente”, reforçou.

O ministro reconheceu o trabalho de excelência desenvolvido pelo Sistema e completou pedindo apoio, também, para realização de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do turismo nacional e internacional. “Precisamos enveredar na área de pesquisa e qualificação profissional”, afirmou.

Além de diretores da CNC e presidentes de federações, participaram da reunião o diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo e o diretor-Geral do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes.

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Domingo, 23 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)