Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 - 16h00
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) promove no dias 15 e 16 de setembro, o Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho. Durante o evento, serão analisados os dados coletados por técnicos do Ministério de Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, em janeiro deste ano, sobre as potencialidades e demandas do setor em Porto Velho. O projeto também conta com o apoio do Sebrae.
O trabalho faz parte do projeto Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, que visa dar uma estrutura com padrão de qualidade internacional para os destinos em foco. A prefeitura de Porto Velho, desde o lançamento do projeto, está apoiando a idéia e em janeiro deu todo o apoio para a pesquisa feita no município, cujos resultados serão analisados no seminário, juntamente com representantes de todos os setores ligados ao turismo no município, explica a diretora do Departamento de Turismo da Semdes, Ana Cláudia Silva.
Participam do evento a coordenadora do Programa de Regionalização do projeto, Ana Clévia Guerreiro Lima, e a representante da Fundação Getúlio Vargas, Carlyle Falcão.
O município de Porto Velho, segundo Ana Cláudia Silva, apresenta um grande potencial turístico. Além da paisagem exuberante, como é o caso do Lago do Cuniã e as praias de Jacy-Paraná e Fortaleza do Abunã, a Capital de Rondônia também conta com acervo histórico, no qual se destaca a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o diagnóstico feito pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, será possível verificar o que ainda é preciso fazer para explorar o turismo no município, com padrão de qualidade internacional, conforme sugere o Ministério do Turismo.
Confira a programação do Seminário
15/09/08
9h - Reunião interna de apresentação de resultados e estudos de competitividade
Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito
Participantes Prefeito Roberto Sobrinho; secretários municipais, diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; dirigente/representante do Sebrae; representantes do Ministério do Turismo; técnico da Fundação Getúlio Vargas.
14h30 Abertura do Seminário no auditório do Sebrae (av. Campos Sales, 3142, Olaria
Participantes - Prefeito Roberto Sobrinho; diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; representantes do Ministério do Turismo.
14h30 Apresentação, análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes Técnico da FGV; interlocutor estadual do Programa de Regionalização, Senac, Dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac, entidades financeiras, ABAV/IES, dentre outros.
16/09/08
9h às 12h Auditório do Sebrae
Continuação da análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes Técnico da FGV; titulares/representantes do trade turístico de Porto Velho (Secretários/dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac/entidades financeiras; ABAV/IES, entre outros.
18h Encerramento
Fonte: Ascom
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da