Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Semdes promove seminário sobre potencial turístico da Capital


 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) promove no dias 15 e 16 de setembro, o Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho. Durante o evento, serão analisados os dados coletados por técnicos do Ministério de Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, em janeiro deste ano, sobre as potencialidades e demandas do setor em Porto Velho. O projeto também conta com o apoio do Sebrae.

O trabalho faz parte do projeto “Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional”, que visa dar uma estrutura com padrão de qualidade internacional para os destinos em foco. “A prefeitura de Porto Velho, desde o lançamento do projeto, está apoiando a idéia e em janeiro deu todo o apoio para a pesquisa feita no município, cujos resultados serão analisados no seminário, juntamente com representantes de todos os setores ligados ao turismo no município”, explica a diretora do Departamento de Turismo da Semdes, Ana Cláudia Silva.

Participam do evento a coordenadora do Programa de Regionalização do projeto, Ana Clévia Guerreiro Lima, e a representante da Fundação Getúlio Vargas, Carlyle Falcão.

O município de Porto Velho, segundo Ana Cláudia Silva, apresenta um grande potencial turístico. Além da paisagem exuberante, como é o caso do Lago do Cuniã e as praias de Jacy-Paraná e Fortaleza do Abunã,  a Capital de Rondônia também conta com acervo histórico, no qual se destaca a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o diagnóstico feito pelo Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas, será possível verificar o que ainda é preciso fazer para explorar o turismo no município, “com padrão de qualidade internacional”, conforme sugere o Ministério do Turismo.

Confira a programação do Seminário

15/09/08
9h - Reunião interna de apresentação de resultados e estudos de competitividade
Sala de Reunião do Gabinete do Prefeito
Participantes – Prefeito Roberto Sobrinho; secretários municipais, diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; dirigente/representante do Sebrae; representantes do Ministério do Turismo; técnico da Fundação Getúlio Vargas.

14h30 – Abertura do Seminário no auditório do Sebrae (av. Campos Sales, 3142, Olaria
Participantes - Prefeito Roberto Sobrinho; diretora do DETUR/SEMDES; representante do órgão oficial de turismo do Estado; interlocutor estadual do Programa de Regionalização; representantes do Ministério do Turismo.
14h30 – Apresentação, análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes – Técnico da FGV; interlocutor estadual do Programa de Regionalização, Senac, Dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac, entidades financeiras, ABAV/IES, dentre outros.

16/09/08
9h às 12h – Auditório do Sebrae
Continuação da análise do resultado do estudo de competitividade por dimensão e definição de impacto, urgência e tendência por variável.
Participantes – Técnico da FGV; titulares/representantes do trade turístico de Porto Velho (Secretários/dirigentes de Turismo de Porto Velho, Senac/entidades financeiras; ABAV/IES, entre outros.
18h Encerramento

Fonte: Ascom


Mais Sobre Turismo

Sedam realiza ação em comunidades indígenas de Cacoal para viabilizar o etnoturismo e desenvolvimento ambiental

Sedam realiza ação em comunidades indígenas de Cacoal para viabilizar o etnoturismo e desenvolvimento ambiental

Um novo olhar para o turismo indígena tem transformado o cenário das comunidades de Rondônia. Com esta proposta, o Governo de Rondônia, por meio da Se

Governo de Rondônia promove o etnoturismo por meio de visitas técnicas nas comunidades indígenas do Estado

Governo de Rondônia promove o etnoturismo por meio de visitas técnicas nas comunidades indígenas do Estado

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realizou durante a semana, visitas em aldeias da comunidade indígena

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a