Quarta-feira, 8 de março de 2023 - 11h46
Independência, liberdade, força,
autonomia, coragem, empoderamento, descoberta... Esses são os principais termos
usados por mulheres para definir o que trouxeram na bagagem ao retornar de uma
viagem na companhia de outras, pensado especialmente para elas.
Pode até parecer trivial, mulheres viajando sem a necessidade de
estarem acompanhadas por amigos ou familiares, mas não é. Esse ainda é um
grande desafio a ser transposto e uma barreira que começa a ser superada. É o
que revela o depoimento de centenas de viajantes da Woman Trip, a primeira
agência de viagens exclusiva para mulheres do Brasil.
“A mulher viajante ainda não é uma pauta para o setor do turismo.
O tema não está nos eventos do setor, nas políticas públicas e também nas
pesquisas acadêmicas”. É o que revela a turismóloga Caroline Souza. Ela
entrevistou dezenas de mulheres de diferentes idades para o estudo Mulheres viajantes: a sororidade no
turismo impulsionada pelas redes sociais, ela aponta como a troca
de experiência e relatos que acontecem nas comunidades e grupos nas redes
sociais tem encorajado cada vez mais mulheres de todas as idades a viajarem
sozinhas. “O olhar feminino é único e se reconhecer nas vivências de outras
mulheres gera uma conexão imediata”, conta Caroline.
Uma comunidade que reúne mulheres viajantes foi exatamente a origem da Woman Trip. Que teve início a partir das experiências de viagens das irmãs Dandara Degon e Larissa Degon, em 2014. Hoje, a empresa já viabilizou a experiência de viajar para mais de 2000 mulheres. “Percebemos que com a pandemia, as pessoas passaram a valorizar ainda mais a experiência que uma viagem pode proporcionar. E essa demanda se conecta ao que a Woman Trip já pratica ao oferecer roteiros personalizados, que buscam promover a integração entre as viajantes e o local visitado”, comentam as empresárias.
Ressignificando o “ser mulher” vivenciando experiências em grupo
Para Laís Dornelas, do Rio de Janeiro, a primeira viagem em um grupo exclusivo de mulheres foi um divisor de águas. “Eu vinha de um processo de divórcio e depressão em que tinha engordado 14 quilos na pandemia. Viajei para o Jalapão em agosto de 2022, dividi o quarto com mulheres que eu não conhecia, com idades diferentes, corpos diversos e naquela vivência imersiva, todas ficaram lindas nas fotos. Voltei transformada”, conta Laís.
Para as viajantes de primeira viagem Amanda Mattaraia, de São Paulo, aconselha: não fique em quarto individual, se permita, abrir para o novo, conviver e criar vínculos. Ela fez a primeira vez viagem em um grupo de mulheres para o Peru, em 2018, fez amizades que duram até hoje. “Para mim é libertador, pois permite se conhecer e descobrir a força da mulher e que nós podemos”, conclui.
A gaúcha Elaine Pinz de 61 anos é viajante experiente que conhece quase todos os países europeus e diversos destinos nacionais, sempre em roteiros com agências tradicionais. Ela conta que nas viagens com a Woman Trip para o Chile e Peru e experimentou pela primeira vez dividir o quarto com desconhecidas. “Estava ansiosa de ficar com mulheres muito mais jovem, mas foi uma ótima surpresa. Uma troca valiosa para todas”, comenta.
Sobre a Woman Trip
A empresa foi criada a partir das experiências de viagens das suas fundadoras, as irmãs Dandara Degon e Larissa Degon. Em 2014, elas identificaram a necessidade de uma plataforma virtual confiável onde mulheres viajantes pudessem se conectar e compartilhar suas experiências de viagens. Surgiu assim a comunidade Woman Trip que reuniu centenas de mulheres viajantes. Em 2018, para atender as demandas dessa comunidade, teve início a organização de viagens em grupos exclusivos para mulheres com destinos nacionais e internacionais.
As atividades foram muito afetadas durante a pandemia, assim como todo o setor de viagens e turismo. A operação foi reestruturada nesse período, em que as empresarias decidiram estender a atuação também para a hospedagem. Em 2021 a Woman Trip inaugurou dois hostels no conceito de “boutique” exclusivos para mulheres, em Palmas/TO e Arraial d’Ajuda/BA.
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da