Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Sem comunicação Turismo Rural não se viabiliza



CAMPO GRANDE/MS – A comunicação é fator fundamental para o sucesso dos empreendimentos. No âmbito do turismo não adianta ter um excelente destino e não dar visibilidade a ele. Durante a 5ª Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur/2008), realizada em Campo Grande no último final de semana, a importância da assessoria de imprensa no desenvolvimento de um projeto de turismo rural foi abordada pelo jornalista Ariosto Mesquita e pelo diretor presidente da Cybermind, Allan Dubner.

Para Dubner o que mais viabiliza um roteiro turístico é a boa impressão que o visitante tem, pois a maioria das pessoas viaja a partir de uma indicação de um parente ou amigo. "A Web 2.0 é um conjunto de novas atitudes que está mudando a forma de trabalhar e "vender", destinos turísticos; a Internet é, sem dúvida, a maior ferramenta de divulgação e onde as pessoas gostam de compartilhar boas experiências", afirma. Segundo ele, muitos fotografam os passeios e disponibilizam na Internet. Essa forma de divulgação espontânea acaba convencendo o cidadão a conhecer este destino", completa Allan.

Na Web 2.0, que funciona como mídia social, os "spams" não são recomendados. Segundo Allan, um destino pode não ser bem visto se não houver uma atenção diferenciada. "O interessante é fazer uma lista e atender os contatos de forma bem particular, enviando apenas o que é de interesse para cada pessoa", alerta Dubner.

 Aliada ao "boca-a-boca" está a assessoria de imprensa que é a ponte entre a organização (empresa) e a mídia, ela leva a informação promovendo a imagem do destino turístico. "A assessoria de imprensa tem que buscar nos empreendimentos fatores com potencial de virar notícia. Hoje quem não leva informação de forma concisa e precisa perde espaço no mundo dos negócios", frisa o jornalista Ariosto Mesquita.

Como existem particularidades em cada área do turismo, o profissional da imprensa dever ter habilidade para trabalhar cada caso de forma diferenciada. "Se, por exemplo, o grande atrativo da propriedade rural é a comida, então a divulgação deve ser trabalhada no âmbito da gastronomia, com um material ilustrativo que provoque reações de desejo no público a ser atingido", afirma Mesquita.

Para ambos profissionais um bom projeto de mídia transforma um passeio de turismo rural num grande empreendimento. Para isso são necessárias estratégias e bons profissionais que reconheça o potencial do empreendimento e tenha criatividade para produzir materiais atrativos e convincentes.

Fonte: Marinete Pinheiro/DRT/MS 182

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)