Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Sedam realiza ação em comunidades indígenas de Cacoal para viabilizar o etnoturismo e desenvolvimento ambiental


Superintendente da Setur, Gilvan Pereira, conhece projetos em aldeias da comunidade  - Gente de Opinião
Superintendente da Setur, Gilvan Pereira, conhece projetos em aldeias da comunidade

Um novo olhar para o turismo indígena tem transformado o cenário das comunidades de Rondônia. Com esta proposta, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) e da Superintendência de Turismo (Setur), tem buscado medidas para fortalecer o turismo e o desenvolvimento ambiental dentro das comunidades indígenas, incentivando a conservação e o desenvolvimento ecológico. Nesta premissa, servidores da Sedam e o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior, visitaram na última semana, as aldeias da comunidade indígenas do  município de Cacoal.

O turismo em terras indígenas engloba segmentos distintos e atividades culturais. Com isso, o povo Paiter Suruí, localizado em Cacoal, vem desenvolvendo a atividade de etnoturismo como uma das estratégias de valorização e divulgação de sua cultura. Durante uma semana, a equipe técnica da Sedam conheceu algumas comunidades indígenas da Linha 7 de setembro, em Cacoal. A proposta do encontro é promover o planejamento do turismo na aldeia, com o objetivo de ajudar desenvolver a economia dos povos e ampliar o grau de conhecimento da população geral sobre a cultura indígena. Assim, todos terão uma visão mais clara sobre a importância de cada elo e sobre prioridades para o desenvolvimento dos serviços turísticos.

Com esta proposta, a Coordenadoria de Povos indígenas da Sedam, (Copim) tem o compromisso de  subsidiar o diálogo e decisões das comunidades, assim como a articulação com operadores de turismo. Dentre as atividades realizadas, a equipe técnica da Sedam conheceu as demandas por turismo em terras indígenas e os fatores que determinam as escolhas dos turistas. Dentro da área ambiental esta parceria tem como objetivo identificar a recuperações de nascente dos rios no território.

Para o cacique Almir Suruí, esta parceria com o Governo de Rondônia vai  potencializar o turismo como um dos principais projetos de desenvolvimento sustentável e do fortalecimento local. “É o principal caminho para um desenvolvimento responsável e planejado”, acrescentou.

TURISMO EM TERRA INDÍGENA

Os técnicos da Sedam puderam conhecer e participara de algumas tradições do povo Suruí

A Terra Indígena 7 de Setembro, onde vivem os indígenas da etnia Paiter, está localizada em uma região fronteiriça, ao norte do município de Cacoal até o município de Aripuanã (estado do Mato Grosso), com acesso pelas linhas de acesso 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 14. E possui um Plano de Negócio de Turismo que visa atrair turistas que desejam conhecer o meio ambiente, a cultura e os costumes do Povo Suruí, garantindo assim, a médio e longo prazo, a autonomia econômica dos indígenas, resultado de pesquisas e discussões participativas, levantamentos de campo e oficinas de capacitação conduzidas pela Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé) para o desenvolvimento das atividades de turismo e geração de renda. Uma das propostas de turismo das tribos é oferecer pernoite nas aldeias para acampamento, ou, podendo cobrar um adicional para a estadia dentro da comunidade para pessoas que procuram experiências indígenas. Um dos projetos criados pela comunidade é a construção em oca tradicional para a hospedagem de turistas.

O cacique da Aldeia Iratana na linha 10, Anderson Suruí, apontou que com os projetos tem-se buscado apoio local, nacional e internacional para implementação do turismo e o desenvolvimento ecológico nas comunidades, como forma de potencializar a sustentabilidade econômica do território. “A gente quer deixar o turismo acessível a todos, oferecer isto às pessoas, estruturar nosso povo para receber estes projetos. Também queremos que as pessoas tenham a vivência com a nossa cultura, conhecendo nossas tradições“, acrescentou.

Como forma de apoiar estas demanda, o Governo de Rondônia, por meio da Sedam, em parceria com a Setur, vai criar propostas voltados ao ecoturismo, aventura e etnoturismo na região, através do desenvolvimento de projetos, capacitação e divulgação de ações voltadas a cultura e meio ambiente.

Participaram da ação o o gerente de desenvolvimento ambiental indígena da Coordenadoria de Povos indígenas (Copin), Rubens Naraikoe Surui; O secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Cacoal (Semict), Elizeu Santos; a gerente do Erga/Sedam de Cacoal Thalitta Cota, e servidores da Sedam e Setur.


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)