Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Profaz é apresentado em reunião sobre o turismo no Estado de Rondônia


O coordenador executivo do Profaz, Marc Uiliam Reis, auditor de controle externo do TCE, falou sobre o programa na reunião - Gente de Opinião
O coordenador executivo do Profaz, Marc Uiliam Reis, auditor de controle externo do TCE, falou sobre o programa na reunião

 O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) participou na última quinta-feira (30), no Palácio Rio Madeira, da 1ª reunião da política federal do Ministério do Turismo em relação às Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) nos municípios que fazem parte do mapa do turismo brasileiro.  Na ocasião, o Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz) foi apresentado aos participantes do evento.

Na abertura, o governador Daniel Pereira falou sobre a importância de se discutir o turismo em Rondônia e como esse setor pode ser importante para a economia rondoniense. “Rondônia tem muitas riquezas naturais. Devemos entender que turismo é negócio, e que além de enaltecer as belezas do estado gera empregos, se torna fonte de renda e movimenta a nossa economia”, destacou.

Do mesmo modo, o superintendente estadual de turismo, Gerçon Zanato, ao dar as boas-vindas aos agentes que estavam na reunião, reforçou a importância do investimento no turismo do Estado em razão do seu potencial econômico.

PROFAZ

Seguindo a programação da reunião, o auditor de controle externo do TCE, Marc Uiliam Ereira Reis, coordenador executivo do Profaz, apresentou o programa às autoridades e citou como este vem atuando para melhorar de forma efetiva a arrecadação dos municípios.

“O Profaz é um programa que auxilia os municípios rondonienses com ações em diversos eixos, entre os quais, o desenvolvimento socioeconômico, a fim de melhorar a arrecadação desses entes de forma sustentável e assim obter os recursos necessários para a prestação de serviços de melhor qualidade aos cidadãos”, declarou Marc.

O Profaz foi regulamentado em Rondônia por meio da Lei Estadual nº 4.222, de 18 de dezembro de 2017, e tem a coordenação do TCE-RO em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Sebrae, Assembleia Legislativa, Governo de Rondônia, Associação Rondoniense de Municípios (Arom), União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver), entre outras instituições.

Participaram da reunião os representantes da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Sebrae/RO, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Conetur), da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), além de gestores e representantes dos municípios de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)