Sexta-feira, 5 de janeiro de 2018 - 13h57
Rondônia atualmente possui quase a metade de seus 52 municípios incluídos no mapa brasileiro de turismo, segundo dados do Governo do Estado, divulgado setembro de 2017. Estão aí as férias, uma ótima oportunidade para os rondonienses conhecerem de perto as belezas naturais que o Estado oferece e que muitas vezes é desconhecido até mesmo por quem aqui nasceu.
Cada município possui sua peculiaridade, mas todos contam com uma característica em comum: a natureza exuberante. O fato de estar na Amazônia, considerada uma das sete maravilhas do mundo, torna o turismo pelos municípios rondonienses um privilégio. Os pontos turísticos estão espalhados das regiões do Vale do Madeira – que engloba Guajará-Mirim e Porto Velho - passando pelo Vale do Jamari até chegar em Pimenteiras, no Cone Sul e na região do Vale do Guaporé.
Segundo o presidente do Conselho Empresarial do Turismo em Rondônia, Raniery Coelho, o turismo doméstico vem se consolidando no Estado, porque os municípios vêm se organizando e viram no turismo uma saída econômica altamente viável. “O Conetur começou com um projeto piloto em Ouro Preto que hoje é uma estância turística. O município vem se consolidando como um pólo turístico”, muitas outras cidades podem fazer o mesmo, vender o que têm de melhor para dentro do Estado, par o restante do Brasil e mesmo para outros países”, ressaltou.
Ao indicar os vários pontos turísticos do Estado, Raniery Coelho destacou que o setor tende a se desenvolver mais nos próximos anos, principalmente com o alfândegamento de cargas e passageiros do aeroporto internacional Jorge Teixeira, que vai permitir o aumento do fluxo de turistas dentro do Estado e aumentar o numero de voos das grandes empresas aéreas no Estado.
Confira alguns desses atrativos turísticos que podem ser visitados nestas férias na capital e no interior do Estado:
Porto Velho: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ; Parque Natural; Memorial Rondon; Museu Internacional do Presépio da Igreja São Tiago Maior; Memorial Jorge Teixeira, além dos balneários do Cachoeirinha, Rio Preto e do Rio das Garças, além das estâncias Salsalito e 3 Capelas.
Guajará-Mirim: Museu Histórico Municipal; Catedral Diocesana Nossa Senhora do Seringueiro; Serra do Parecis e o Hotel Pakaás Novos, além do rio Mamoré, que abre caminho para se chegar à Bolívia.
Ouro Preto: Morro Chico Mendes; Praça da Liberdade; Hotel Graúna; Vale das Cachoeiras e a Fazendinha.
Cacoal: Museu do Índio; Museu do som e Imagem e Cacoal Selva Park.
Ji-Paraná: Museu das Comunicações de Marechal Rondon
Costa Marques: Real Forte Príncipe da Beira; Parque Nacional da Serra da Cutia; Fazenda Pau D´óleo (búfalos selvagens).
Ascom/Fecomércio RO
Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”
A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário
Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores
Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo
O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste
Programa Investe Turismo chega em Rondônia
O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu