Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Museu em aldeia indígena é o mais novo atrativo turístico de Rondônia


Gente de Opinião

Museu indígena foi inaugurado nessa terça-feira
na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal

A 60 quilômetros do centro de Cacoal, no sentido Espigão do Oeste, está localizada a aldeia Gapgir, na Terra Indígena Sete de Setembro. Foi neste local que foi inaugurada nessa terça-feira (19) o primeiro museu dentro de uma reserva. Acadêmicos, autoridades e imprensa foram conhecer o Museu Paiter A Soe durante solenidade que contou com a apresentação de diversos hábitos e costumes deste povo, contatado pela primeira vez há 47 anos.

Instalado numa palhoça que retrata o cotidiano da tribo, o museu fica no centro da comunidade, ao lado da escola, contando com feira de artesanatos e guia turístico.

O superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar, destacou a iniciativa como fato histórico para o estado, pois os índios assumem o papel de protagonistas na luta de preservar suas memórias, vivências e culturas, permitindo com que os visitantes possam interagir e conhecer de perto o dia a dia indígena, não permitindo que estas tradições se percam com o tempo.

O museu foi idealizado pelos próprios indígenas com o intuito de resgatar algumas práticas perdidas ao longo dos anos. Ao recepcionar os visitantes, o cacique Joaquim Suruí explicou que hoje existem cerca de 1.400 indígenas Suruís em 27 aldeias espalhadas pelo Estado de Rondônia. A Terra Sete de Setembro é formada por 300 indígenas.

O responsável pelo projeto, professor Luiz Wymilawa Suruí, fez questão de apresentar o Museu Paiter. O local abriga artefatos, ferramentas e utensílios domésticos e, na ocasião, foi possível degustar a culinária típica dos índios à base de peixe assado na folha de bananeira, batata doce assada e a popular bebida chica, feita com milho e outros cereais.

Gente de Opinião

Luiz Suruí apresenta espaço ao superintendente estadual de Turismo, Júlio Olivar

Durante a inauguração, os visitantes foram contemplados com apresentação de dança, simulação de caça com arco e flecha, pintura corporal e vendas de artesanatos.

Construído em uma casa tradicional dos Paiter Suruí, feita de palha de babaçu, o museu já está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integrado à Rede Indígena de Memória e Museologia Social. A visitação ao local, que reproduz a vida desses indígenas antes do contato com branco, pode ser realizada das 10h às 18h, de terça a domingo.

A Setur incluirá o museu como parte do calendário de atrativos turísticos rondonienses. O superintendente Júlio Olivar se comprometeu em colaborar com a promoção do destino, investindo também em infraestrutura e equipamentos.

Outras informações e agendamento podem ser obtidos pelo whatsApp (69) 99963 4269 ou pelo e-mail paiterasoe@gmail.com.


Fonte
Texto: Taciana Guzman
Fotos: R. Machado
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)