Segunda-feira, 15 de agosto de 2016 - 00h02
O Pirarucu Rondon, reconhecido como prato oficial de Porto Velho, será apresentado à imprensa na próxima quinta-feira, dia 18, às 16 horas, no Senac Esplanada. Em seguida, entre 19 e 28 de agosto, o prato estará disponível em 18 restaurantes que participam da 1ª Mostra Gastronômica da cidade.
A coordenação do Mostra Gastronômica, formada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e a Prefeitura de Porto Velho recebeu inscrições dos restaurantes que irão participar do evento. Todos eles serão treinados pelo cheff do Senac, Manoel de Jesus.
O treinamento será realizado a partir de segunda-feira, 15, quando os cheff’s serão orientados para a preparação do prato. Dia 18, haverá uma sessão de degustação os para jornalistas. Cada restaurante dará um “toque” personalizado à receita do “Pirarucu Rondon”.
O superintendente do Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, destaca que para se chegar ao prato “Pirarucu Rondon” houve, em 2015, um treinamento com 30 cheff’s e a receita foi definida observando-se aspectos como lastro histórico, peculiaridade e seu contexto socioeconômico. “Houve todo um estudo antropológico e mercadológico para se chegar a esse produto”, comentou.
O presidente do Sistema Fecomércio-RO, Raniery Coelho, enfatiza que o Pirarucu amazônico, já criado em larga escala em Rondônia, é considerado um peixe exótico na gastronomia de vários estados do País e do mundo. “Essa é mais uma riqueza que Rondônia está mostrando para o País. É um produto que também dará grande visibilidade à nossa piscicultura”, avaliou Raniery.
A partir do dia 19 de agosto, os restaurantes que participarão da Mostra Gastronômica serão identificado à portaria com um totem da campanha anunciando que ofertam o prato em seus cardápios. (Fonte: Marcos Santana)
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da