Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 06h18
O deputado federal Moreira Mendes (PSD) fará hoje, sexta feira (9), uma palestra na faculdade São Lucas sobre o turismo, sua experiência com proprietário de hotel fazenda e as perspectivas para Rondônia, atendo a convite dos acadêmicos do curso de hotelaria.
Moreira Mendes atua há mais de 20 anos no ramo turístico. Já foi proprietário de agência de viagem e investiu no hotel fazenda Três Capelas, diversificando as atividades de sua propriedade rural. Sua atuação política como senador e agora deputado federal sempre enfatizou as potencialidades rondonienses do segmento do turismo.
O deputado lembra que o turismo é uma das maiores indústrias do mundo, ficando atrás apenas do petróleo, porém é a que mais ramifica benefícios econômicos. “Desde um artesão ou um guia até proprietários de grandes hotéis e empresas de transporte ganham com o turismo.”
Moreira considera que Rondônia tem grande potencial para o turismo, com atrativos ambientais, históricos e culturais. “O boi bumbá de Guajará Mirim pode ser a nossa Parintins; os rios são mais diversificados e piscosos do que os do Pantanal e ferrovia Madeira Mamoré, o Forte Príncipe da Beira, o Telegrafo Rondon tem tanto valor histórico como as cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes.
Mas o estado é pouco divulgado, afirma o deputado. “Turismo depende de divulgação. O Amazonas é um exemplo. Há 20 anos recebia poucos turistas, mas investiu em material publicitário, participou de feiras de turismo em todo mundo, convidou agentes de viagens para conhecer seus atrativos ambientais e implantou políticas de qualificação de mão de obra. O resultado é que o Amazonas agora lidera no segmento de turismo ambiental e divide com o Pantanal o turismo de pesca. Hoje há vôos diários e diretos dos Estados Unidos para Manaus.”
Moreira Mendes destaca que houve um crescimento do turismo em Rondônia, mas isso deveu-se unicamente ao empreendedorismo de várias pessoas que acreditam no segmento e investiram em hotéis fazenda e de pesca. Para o parlamentar, os acadêmicos de turismo tem grande responsabilidade no desenvolvimento deste segmento. São pessoas que trazem o conhecimento cientifico e o debate sobre a importância do setor para cobrar as autoridades o investimento necessário.
Fonte: Alexandre Badra
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da