Sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 06h18
O deputado federal Moreira Mendes (PSD) fará hoje, sexta feira (9), uma palestra na faculdade São Lucas sobre o turismo, sua experiência com proprietário de hotel fazenda e as perspectivas para Rondônia, atendo a convite dos acadêmicos do curso de hotelaria.
Moreira Mendes atua há mais de 20 anos no ramo turístico. Já foi proprietário de agência de viagem e investiu no hotel fazenda Três Capelas, diversificando as atividades de sua propriedade rural. Sua atuação política como senador e agora deputado federal sempre enfatizou as potencialidades rondonienses do segmento do turismo.
O deputado lembra que o turismo é uma das maiores indústrias do mundo, ficando atrás apenas do petróleo, porém é a que mais ramifica benefícios econômicos. “Desde um artesão ou um guia até proprietários de grandes hotéis e empresas de transporte ganham com o turismo.”
Moreira considera que Rondônia tem grande potencial para o turismo, com atrativos ambientais, históricos e culturais. “O boi bumbá de Guajará Mirim pode ser a nossa Parintins; os rios são mais diversificados e piscosos do que os do Pantanal e ferrovia Madeira Mamoré, o Forte Príncipe da Beira, o Telegrafo Rondon tem tanto valor histórico como as cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes.
Mas o estado é pouco divulgado, afirma o deputado. “Turismo depende de divulgação. O Amazonas é um exemplo. Há 20 anos recebia poucos turistas, mas investiu em material publicitário, participou de feiras de turismo em todo mundo, convidou agentes de viagens para conhecer seus atrativos ambientais e implantou políticas de qualificação de mão de obra. O resultado é que o Amazonas agora lidera no segmento de turismo ambiental e divide com o Pantanal o turismo de pesca. Hoje há vôos diários e diretos dos Estados Unidos para Manaus.”
Moreira Mendes destaca que houve um crescimento do turismo em Rondônia, mas isso deveu-se unicamente ao empreendedorismo de várias pessoas que acreditam no segmento e investiram em hotéis fazenda e de pesca. Para o parlamentar, os acadêmicos de turismo tem grande responsabilidade no desenvolvimento deste segmento. São pessoas que trazem o conhecimento cientifico e o debate sobre a importância do setor para cobrar as autoridades o investimento necessário.
Fonte: Alexandre Badra
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)