Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo

Mendes faz palestra sobre turismo na faculdade São Lucas


O deputado federal Moreira Mendes (PSD) fará hoje, sexta feira (9), uma palestra na faculdade São Lucas sobre o turismo, sua experiência com proprietário de hotel fazenda e as perspectivas para Rondônia, atendo a convite dos acadêmicos do curso de hotelaria.

Moreira Mendes atua há mais de 20 anos no ramo turístico. Já foi proprietário de agência de viagem e investiu no hotel fazenda Três Capelas, diversificando as atividades de sua propriedade rural. Sua atuação política como senador e agora deputado federal sempre enfatizou as potencialidades rondonienses do segmento do turismo.

O deputado lembra que o turismo é uma das maiores indústrias do mundo, ficando atrás apenas do petróleo, porém é a que mais ramifica benefícios econômicos. “Desde um artesão ou um guia até proprietários de grandes hotéis e empresas de transporte ganham com o turismo.”

Moreira considera que Rondônia tem grande potencial para o turismo, com atrativos ambientais, históricos e culturais. “O boi bumbá de Guajará Mirim pode ser a nossa Parintins; os rios são mais diversificados e piscosos do que os do Pantanal e ferrovia Madeira Mamoré, o Forte Príncipe da Beira, o Telegrafo Rondon tem tanto valor histórico como as cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes.

Mas o estado é pouco divulgado, afirma o deputado. “Turismo depende de divulgação. O Amazonas é um exemplo. Há 20 anos recebia poucos turistas, mas investiu em material publicitário, participou de feiras de turismo em todo mundo, convidou agentes de viagens para conhecer seus atrativos ambientais e implantou políticas de qualificação de mão de obra. O resultado é que o Amazonas agora lidera no segmento de turismo ambiental e divide com o Pantanal o turismo de pesca. Hoje há vôos diários e diretos dos Estados Unidos para Manaus.”

Moreira Mendes destaca que houve um crescimento do turismo em Rondônia, mas isso deveu-se unicamente ao empreendedorismo de várias pessoas que acreditam no segmento e investiram em hotéis fazenda e de pesca. Para o parlamentar, os acadêmicos de turismo tem grande responsabilidade no desenvolvimento deste segmento. São pessoas que trazem o conhecimento cientifico e o debate sobre a importância do setor para cobrar as autoridades o investimento necessário.

Fonte: Alexandre Badra

Mais Sobre Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo

O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

Programa Investe Turismo chega em Rondônia

O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Ecoturismo é a preferência de visitantes estrangeiros na região Norte

Natureza, ecoturismo e aventura. Essas são as principais motivações dos turistas estrangeiros que visitaram o Norte do Brasil em 2018, de acordo com o

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

Rondônia tem novo Mapa Turístico aprovado pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou, na segunda-feira, 26, no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 ci