Terça-feira, 29 de junho de 2010 - 16h59
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Prefeitura de Porto Velho lança nesta quarta-feira, 30, o primeiro Guia Gastronômico e Turístico da cidade, um verdadeiro roteiro de gastronomia, lazer, entretenimento e turismo da capital. A festa de lançamento, que terá a participação de secretários municipais e do prefeito Roberto Sobrinho, será na Butique Gelada (avenida Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping), a partir das 20 horas.}
O guia aborda não apenas assuntos relacionados à gastronomia, mais também dicas de restaurantes, bares, hotéis, locadoras agências de viagens. O objetivo é melhorar o canal de divulgação desse setor, tornando o guia uma referência no assunto na região. “A finalidade do guia é servir de fonte de consulta confiável para os turistas e à própria população de Porto Velho, levando a ela as melhores opções gastronômicas da cidade. É uma iniciativa já utilizada pelos grandes centros turísticos”, disse o coordenador municipal de Turismo da capital, Jun Alex Yamamoto.
O livro traz uma extensa lista com 40 restaurantes e a intenção, é que guia seja atualizado anualmente. Para Yamamoto, o guia é importante também para que se possa começar a definir qual é o prato típico dos portovelhenses. “A gastronomia de Porto Velho é bastante diversificada, graças à influência das várias culturas trazidas pelos imigrantes que se estabeleceram em diferentes regiões do Estado. Por isso ainda não temos um prato típico. E com esse guia poderemos trabalhar melhor essa questão”, disse o coordenador municipal de Turismo.
Essa é também o objetivo de outro projeto desenvolvido pela parceria Abrasel/prefeitura, que é o “Caminhos do Sabor”. Pelo projeto, já foram treinados mais de 100 colaboradores e proprietários de restaurantes e realizados mais de 45 consultorias este ano e o festival gastronômico Brasil Sabor, que contou com a participação de 35 restaurantes da capital. “Para o festival, os restaurantes criaram receitas próprias que serviram para valorizar a gastronomia local, sendo um sucesso de público”, frisou Jun Yamamoto. Resultante do festival foram publicados dois mil livros de receitas, 50 mil mini guias gastronômicos, 150 banners, cinco mil toppines de mesa e mil encartes de cardápios.
Com relação ao turismo regional, Jun Yamamoto afirmou que a capital de Rondônia possui hoje 65 destinos indutores, ou seja, locais que contam com infraestrutura básica e turística. “São chamados de indutores porque conseguem atrair um número significativo de turistas para o seu entorno e dinamizar a economia regional”, complementou.
Fonte: Joel Elias
Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,
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