Quarta-feira, 22 de junho de 2016 - 16h15
O Superintendente de Turismo Júlio Olivar participou da palestra com o showman Ronaldo Lemos, colunista da Folha de S.Paulo e apresentador da Globo News, na terça-feira, 21, no Teatro do Guaporé, com o tema “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento “, realizada pelo Governo de Rondônia, com o intuito de impulsionar o conceito nas modalidades existentes no estado como forma de fortalecer e projetar a imagem de uma cultura viva e consolidada.
Segundo Júlio Olivar, a economia criativa tem ligação direta com o Turismo que “vive de identidade” e que tem interface com a cultura, dentro da lógica pugnada pelo chamado “Power Soft”, sistema que implica mudanças significativas no comportamento dos setores produtivos. A Setur tem, aliás, trabalhado neste sentido ao propor tombamentos, registros e mapeamentos de logradouros, acidentes geográficos e manifestações culturais do Estado. O palestrante afirmou que, muitas vezes, o papel do estado é mais o de “reconhecer” antes mesmo de aplicar grandes montas em recursos financeiros. “O turismo vive, sobretudo, de símbolos, mas é claro que requer investimentos para estruturá-lo”, enfatizou.
Vídeo do acervo particular da jornalista Marcela Ximenes
Ronaldo Lemos aposta em conceitos “pops” para o desenvolvimento de ações afirmativas e que são “facilmente absorvidas pelo grande público”, mencionando, por exemplo, a música sertaneja que “vende a imagem do Centro-Oeste brasileiro para o mundo. “O Japão criou a figura de embaixadoras Kawaii, três adolescentes, que viagem o mundo vendendo a imagem do país. São coisas aparentemente infantis e simples, mas que contribuem para a imagem e os negócios”, disse. “Setores tradicionais, como a agricultura, precisam se conectar com a cultura para abrir fronteiras e fortalecer laços estratégicos”, sintetizou.
Em Rondônia, Júlio Olivar crê que pelo caráter cosmopolita do estado é possível a instituição de adidos culturais que possam “vender” melhor o estado. Personalidades como o índio Almir Suruí, por exemplo, que já chegou a fazer pronunciamentos na ONU, tem plenas condições de se afinar a este projeto. Também é preciso recorrer a ações simbólicas como criar selos de certificações de seus produtos, criando uma identidade para sua cadeia produtiva – a exemplo do que já é feito com o peixe Pirarucu (selo foi criado pela Setur em 2015) e o café gourmet, dentre outros produtos que estão enraizados na história do estado.
Eventos culturais como o Arraial Flor do Maracujá, Procissão do Divino Espírito Santo, FestCine Amazônia, Duelo da Fronteira e outros realizados no Baixo Rio Madeira, também são lembrados pelo superintendente por terem, segundo ele, enorme potencial para serem marcas defendidas dentro e fora do estado. “Mas a maior de todas as marcas é o fato de Rondônia ser a única unidade federativa que tem o nome de um herói nacional, Marechal Rondon. No ano passado, criamos o Memorial Rondon em Porto Velho como forma de ratificar essa imagem que tem trabalhado numa série de ações da Setur”, afirma.
A palestra de Ronaldo Lemos foi prestigiada por todos os secretários e diversos servidores do Estado.
À Setur competiu mobilizar o trade turístico, convidando representantes de diversas associações e entidades da iniciativa privada que compareceram à palestra motivacional. Ao final, Júlio Olivar fez questão de entregar ao palestrante a panfletaria com os destinos turísticos de Rondônia, bem como presenteá-lo como uma miniatura de um trem da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, importante iconografia de Rondônia.
Fonte: Ascom / SETUR
O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,
Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário
A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários
Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira
Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma
Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho
Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da