Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

Conetur-RO participa de videoconferência sobre economia colaborativa no turismo, realizada pela CNC



O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participou na tarde de segunda-feira 07.08 de uma videoconferência promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o tema “Impactos da Economia Colaborativa” – nos segmentos de Alimentação, Transporte e Agências de Viagem.

O evento teve transmissão direta pelo canal do Youtube da CNC e contou com a exposição dos grandes experts no assunto. O foco do seminário foi o debate sobre as tendências e plataformas digitais desses três segmentos e suas utilizações para o desenvolvimento do mercado turístico, através da parceria com as estruturas já existentes.

O tema, muito atual e instigante, por isso mesmo polêmico, foi bem debatido em três painéis e lançou questões importantes para a reflexão do setor do turismo no Brasil. Questões como: economia colaborativa e inovação social; os desafios econômicos e sociais com o avanço tecnológico; a obsolescência das empresas em virtude desse avanço; novos modelos de negócios que estão surgindo e o futuro nada promissor de algumas profissões com a expansão do uso da inteligência artificial foram debatidas e expostas para a avaliação dos participantes.

“A Economia colaborativa, ou compartilhada, é hoje uma realidade. É um modelo econômico que já vem sendo amplamente utilizado porque obriga as empresas a se diversificarem e se especializarem em suas áreas, abrindo espaços para que outras se estabeleçam. É um sistema onde cada empresa atua como prestadora de serviço”, comentou o presidente do Conetur, Raniery Coelho.

Segundo ele, o turismo hoje em Rondônia precisa se adequar a essa nova realidade colaborativa se quiser participar desse promissor mercado. “Nosso Estado hoje precisa se inserir nesse contexto e a esse modelo de mercado. Já temos o principal que é nossa história e nossas belezas naturais. Precisamos agora mirar o futuro e criar essa rede de colaboradores”, ressaltou.

O seminário realizado na videoconferência, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC apresentou três painéis. Na abertura, palestra da profª e dra. Dora Kaufman, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Redes Digitais Atopos ECA/USP e pós-doutora pela Coppe-UFRJ, introduziu o tema dos novos cenários com a tecnologia digital e impactos no turismo.

Segundo Kaufman, o tema colaboração na economia não é novo. “Desde os primórdios o homem vive em colaboração”, ressaltou. A doutora explicou que o componente inovador dos tempos contemporâneos é o uso cada vez mais avançado da tecnologia nos negócios, com a inteligência artificial e a robótica impactando os mercados tradicionais.

O primeiro painel debateu as tendências para a alimentação fora do lar e contou com a presença dos presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RJ), Roberto Maciel, e do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro De Lamare.

O segundo levou à mesa as tendências para o transporte e para as agências de viagem e teve a participação de Edmar Bull, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Paulo Resende, da Amadeus e Jorge Pontual, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

Já o terceiro debate girou em torno das políticas públicas que podem ser formuladas para fomentar a inovação, com participação do colunista do jornal O Globo Pedro Dória, de Manuela Yamada, da OuiShare, e do deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

Potencialidades e atrativos naturais do estado são destacados pelo governo de RO em evento internacional

O governo de Rondônia, marcou presença na Edição 2025 do Meeting Brasil, que aconteceu nos dias 4, 5, 7, 11 e 13 de agosto, nos países do Paraguai,

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

Resex Lago do Cuniã acelera para se tornar referência nacional em turismo comunitário

A Reserva Extrativista (Resex) Lago do Cuniã, localizada a 100 km de Porto Velho, vive um momento histórico. Formada por quatro núcleos comunitários

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Turistas europeias encerram imersão amazônica com encantador passeio de barco pelo rio Madeira

Uma Amazônia autêntica, viva e inesquecível. Assim pode ser resumida a experiência de um grupo de turistas e empresárias portuguesas que passaram uma

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Empresárias europeias realizam City Tour pelo centro histórico de Porto Velho

Dando sequência ao projeto "Expedição Reconexão – Desenvolvimento Humano e Empresarial", promovido com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)