Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Conetur-RO participa de videoconferência sobre economia colaborativa no turismo, realizada pela CNC



O Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur) participou na tarde de segunda-feira 07.08 de uma videoconferência promovida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o tema “Impactos da Economia Colaborativa” – nos segmentos de Alimentação, Transporte e Agências de Viagem.

O evento teve transmissão direta pelo canal do Youtube da CNC e contou com a exposição dos grandes experts no assunto. O foco do seminário foi o debate sobre as tendências e plataformas digitais desses três segmentos e suas utilizações para o desenvolvimento do mercado turístico, através da parceria com as estruturas já existentes.

O tema, muito atual e instigante, por isso mesmo polêmico, foi bem debatido em três painéis e lançou questões importantes para a reflexão do setor do turismo no Brasil. Questões como: economia colaborativa e inovação social; os desafios econômicos e sociais com o avanço tecnológico; a obsolescência das empresas em virtude desse avanço; novos modelos de negócios que estão surgindo e o futuro nada promissor de algumas profissões com a expansão do uso da inteligência artificial foram debatidas e expostas para a avaliação dos participantes.

“A Economia colaborativa, ou compartilhada, é hoje uma realidade. É um modelo econômico que já vem sendo amplamente utilizado porque obriga as empresas a se diversificarem e se especializarem em suas áreas, abrindo espaços para que outras se estabeleçam. É um sistema onde cada empresa atua como prestadora de serviço”, comentou o presidente do Conetur, Raniery Coelho.

Segundo ele, o turismo hoje em Rondônia precisa se adequar a essa nova realidade colaborativa se quiser participar desse promissor mercado. “Nosso Estado hoje precisa se inserir nesse contexto e a esse modelo de mercado. Já temos o principal que é nossa história e nossas belezas naturais. Precisamos agora mirar o futuro e criar essa rede de colaboradores”, ressaltou.

O seminário realizado na videoconferência, pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC apresentou três painéis. Na abertura, palestra da profª e dra. Dora Kaufman, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Redes Digitais Atopos ECA/USP e pós-doutora pela Coppe-UFRJ, introduziu o tema dos novos cenários com a tecnologia digital e impactos no turismo.

Segundo Kaufman, o tema colaboração na economia não é novo. “Desde os primórdios o homem vive em colaboração”, ressaltou. A doutora explicou que o componente inovador dos tempos contemporâneos é o uso cada vez mais avançado da tecnologia nos negócios, com a inteligência artificial e a robótica impactando os mercados tradicionais.

O primeiro painel debateu as tendências para a alimentação fora do lar e contou com a presença dos presidentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RJ), Roberto Maciel, e do Sindicato de Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro De Lamare.

O segundo levou à mesa as tendências para o transporte e para as agências de viagem e teve a participação de Edmar Bull, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Paulo Resende, da Amadeus e Jorge Pontual, da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla).

Já o terceiro debate girou em torno das políticas públicas que podem ser formuladas para fomentar a inovação, com participação do colunista do jornal O Globo Pedro Dória, de Manuela Yamada, da OuiShare, e do deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se