Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Turismo

CONETUR: Começa o mutirão de limpeza em Jacy-Paraná


CONETUR: Começa o mutirão de limpeza em Jacy-Paraná - Gente de Opinião

Começou na manhã de segunda-feira 26.11 o Mutirão da Limpeza do distrito de Jacy-Paraná. Até a próxima sexta-feira 30 de novembro, as principais ruas daquela localidade, distante a 97 quilômetros de Porto Velho, receberão trabalhos de varrição, retirada de entulho, desentupimento de bueiros e pintura de meio-fio, ganhando um novo aspecto e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

 

O mutirão é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade (Conetur), Consórcio Santo Antônio, Fecomércio-RO e empresários locais para continuidade do projeto “Porto Velho Sport Fishing”, que vem contribuir para a valorização do potencial turístico da região. A limpeza e a conscientização ambiental da comunidade são algumas das etapas de implantação do projeto na localidade.

 

Ontem pela manhã, antes das máquinas iniciarem os trabalhos, o conselheiro da Fecomércio-RO, José Nilson de Oliveira reuniu-se no prédio da administração do distrito para debater demandas dos empresários para o distrito e conhecer de perto as belezas de Jacy-Paraná. Ele destacou também o empenho do prefeito Hildon Chaves que abraçou o projeto, determinando a inclusão do Porto Velho Sport Fishing no Plano Municipal de Turismo da cidade.

 

“O Distrito já passou pelo auge da construção das usinas. É preciso agora unirmos para uma nova história do Distrito. Através desse projeto será possível contribuir com a comunidade, através da geração de emprego e renda. Nesse projeto, os moradores serão os grandes protagonistas. Quando o Distrito reencontrar o rumo do seu desenvolvimento, tenho certeza que muita gente que foi embora daqui vai querer voltar”, disse Nilson de Oliveira.

 

Nesse mesmo pensamento, o empresário Danilo Fernandes, do Flutuante Jacy, disse que o projeto é visto com grande expectativa pela comunidade e pelos empresários locais. Segundo ele, o projeto oferece ao distrito uma nova oportunidade. “Já enfrentamos cheia, quase nos tornamos um distrito fantasma, mas ainda estamos de pé. É hora de resgatarmos nosso distrito. Participar de um projeto como esse, ao lado de tantos parceiros é fundamental para recomeçarmos”, ressaltou.

 

Da reunião também participaram o representante do Consórcio Santo Antônio (um dos principais parceiros do projeto Porto Velho Sport Fishing), Lucas Carvalho, a consultora da Presidência da Fecomércio-RO, Cileide de Macedo, o administrador Distrital - Nilton Barbosa e, o vereador Jurandir Bengala, que representou a Prefeitura na reunião. Bengala mora há mais de três décadas no distrito que ele mesmo já teve a oportunidade de administrar em três ocasiões.

 

 “Fico feliz em fazer parte de um projeto dessa amplitude, numa terra em que me abraçou e onde vivo tenho família e filhos. A Fecomércio-RO, o Conetur, a Prefeitura de Porto Velho, Santo Antônio Energia e demais parceiros estão de parabéns em trazer uma proposta como essa que valoriza nossa gente, nossa terra e nosso potencial. Muita gente foi embora daqui na época da construção das usinas e Jacy-Paraná hoje precisa de algo que resgate sua autoestima”, comentou o vereador.

 

Mutirão

O mutirão tem a participação fundamental da Prefeitura de Porto Velho que disponibilizou maquinário e mão-de-obra de cinco secretarias para os trabalhos. O Mutirão também tem o objetivo, sensibilizar a população para desenvolver, após o término da limpeza, um trabalho contínuo de educação ambiental, visando, além, da prevenção de doenças e melhoria das condições de vida daquela comunidade, suscitar sentimentos de responsabilidade, solidariedade, iniciativa e respeito mútuo agindo como os próprios fiscais da cidade, evitando jogar e acumular lixo em locais inadequados, criando uma cultura para preservação do meio ambiente no local.

Mais Sobre Turismo

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população

Rondônia fará o mesmo que os peruanos: mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população. O

Debates sobre turismo sustentável marcam Fórum Internacional realizado no TCE-RO

Debates sobre turismo sustentável marcam Fórum Internacional realizado no TCE-RO

Workshops, apresentações e debates marcaram o 1º Fórum Internacional de Turismo de Rondônia, realizado nessa quarta-feira (10), no auditório do Tribun

I Fórum Internacional do Turismo em Rondônia

I Fórum Internacional do Turismo em Rondônia

O Sebrae em Rondônia tem trabalhado com as atividades de apoio ao turismo, o programa Sport Fishing, que tem o Sebrae como apoiador, é um dos pontos f

Projetos de desenvolvimento turístico em Rondônia foram apresentados aos deputados federais e ministro do Turismo

Projetos de desenvolvimento turístico em Rondônia foram apresentados aos deputados federais e ministro do Turismo

O Estado de Rondônia é rico em paisagens cinematográficas, possibilidades de passeios, monumentos históricos e produtos naturais inigualáveis, com