Quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 07h41
Um levantamento feito pelo Instituto Vox Populi, encomendado pelo Ministério do Turismo, com 2.322 pessoas em 12 capitais, revela que o número de brasileiros que fizeram viagens nos últimos dois anos aumentou 83%, em relação ao total registrado entre 2005 e 2007. Segundo o ministro do Turismo, Luiz Paulo Barreto, esse crescimento ocorreu pela maior participação no consumo de pessoas das classes C e D, de menor renda.
O percentual de pessoas que viajaram subiu dos 32% em 2007 para o atuais 58,8%. “Hoje temos uma nova classe média, que estava fora do mercado consumidor. Hoje não é mais só a classe A e B, a chamada classe média. Temos pessoas que aumentaram a renda e agora viajam”, afirmou Barreto.
O aumento de renda é reflexo do crescimento da economia brasileira nos últimos anos, sobretudo em 2007, e das melhorias no mercado de trabalho.
Segundo a pesquisa, 35,5% das pessoas que viajaram nos últimos dois anos ganham até cinco salários mínimos e 61,1%, até dez salários mínimos. Os entrevistados com ganho acima de dez salários mínimos representaram 38,9% do total. O meio de transporte mais usado são os carros (41,8%), seguidos pelos aviões (33,5%) e ônibus (23,8%).
Entre os destinos preferidos, 64,9% escolhem as cidades de praia, principalmente as da Região Nordeste. A Bahia é o destino escolhido por 11,6% dos entrevistados. Os estados do Sudeste são a opção de 30,3% de quem viaja, sendo São Paulo o mais procurado (10,9%).
Outro dado importante é que 63,2% pagam à vista os custos das viagens, enquanto 36,8% preferem pagar a prazo. A pesquisa também informa que a maioria (78,3%) disse que faz a viagem por conta própria.
A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO).
Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram algum tipo de viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois); e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Rolim de Moura entra no “Mapa do Turismo”
A prefeitura de Rolim de Moura (RO, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) está realizando Inventário
Turismo: destinos turísticos de Rondônia impressionam pela beleza e economia, afirmam servidores
Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimen
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apoia Investe Turismo
O Ministério do Turismo, Embratur, Governo de Rondônia e Sebrae realizam na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o Seminário Investe Turismo. O Siste
Programa Investe Turismo chega em Rondônia
O Turismo é uma grande mola propulsora dentro da economia de um país. Em Rondônia, seus potenciais estão latentes, necessitando de apoio para seu