Segunda-feira, 15 de setembro de 2008 - 06h47
 
Viviane Teixeira, de Manaus     
  
Números foram apontados a partir de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas  
Estudo encomendado pelos Ministérios do Turismo e de Meio Ambiente à Fundação Getúlio Vargas revela que a Amazônia tem demanda potencial de pelo menos três milhões de turistas estrangeiros com intenção de conhecer a biodiversidade e a cultura local. 
"Temos um longo caminho para percorrer. O turismo atua como uma alavanca poderosa para o desenvolvimento de forma sustentável da Amazônia", destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke. 
Os resultados do estudo foram apresentados durante a realização da 45ª Reunião do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur) que acontece em Manaus como parte da programação da quarta Feira Internacional da Amazônia (FIAM). Na pauta do encontro estiveram o Plano setorial de qualificação do turismo, apresentação do estudo sobre aviação regional, desenvolvimento dos aeroportos na região e também a proposta de estratégia para o turismo sustentável da Amazônia.
Dois aspectos foram enfatizados no estudo, um deles refere-se a oferta turística da região que identificou claramente a potencialidade extraordinária e também o que precisa ser feito para desenvolver estas potencialidades. O outro aspecto da pesquisa foi mensuração da demanda para o turismo para Amazônia. O estudo foi realizado no Brasil e em mais 11 países.
Segundo Egon este estudo é uma experiência que identificou as potencialidades e os maiores desafios para criar o caminho da sustentabilidade estratégia para o turismo, como uma atividade econômica que melhor dialoga com a preservação do meio ambiente.
A proposta estratégica para o turismo sustentável da Amazônia visa contribuir para a promoção do turismo, com objetivos intermediários que tem a proposta de garantir o desenvolvimento econômico e social, valorização cultura, e por fim a conservação de recursos naturais. Os resultados esperados são o aumento do fluxo turistas domésticos e internacionais, adoção de práticas para turismo sustentável, melhor distribuição espacial e melhoria da gestão pública.O encontro entre os dirigentes, secretários de Estado, representantes da Embratur, secretários nacionais do Ministério do Turismo (Mtur) é realizado a cada trinta dias com o objetivo de fomentar as parcerias e definição de ações do governo Federal e dos governos estaduais nas áreas de promoção, qualificação, logísticas e infra-estrutura do turismo.
O secretário de Políticas Públicas do Mtur, Airton Pereira, destacou a necessidade do governo federal atuar em parceria com os Estados para fortalecer o turismo local, e assim apresentar alternativas ao turista brasileiro. "Precisamos disputar o cliente brasileiro com outros concorrentes", disse o secretário. Ele anunciou ainda que durante a realização da Feira da Abav o Ministério irá lançar o programa de incentivo para agentes de viagens, premiando aqueles que venderem mais destinos brasileiros.
Na reunião o Mtur lançou o banco de imagens em vídeo dos destinos turísticos brasileiros. Um projeto que foi iniciado em 2007, com o objetivo de disponibilizar à custo zero as imagens dos 65 destinos indutores. "Assim existe a possibilidade de diversificar o material de divulgação", informou Airton. As imagens já estão disponíveis no site www.turismo.gov.br/bancodevideo.
Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer Cassiano Marques os encontros do Fornatur são importantes na medida em que promovem a sinergia de propósitos fazendo com que a região se posicione nacional e internacionalmente de forma integrada com resultados efetivos. "Trabalhando o Acre integrado com a região norte, nós começamos a acelerar ainda mais o fortalecimento do turismo na região e no Estado".
Fonte: Agência de Notícias do acre
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecoturismo, pesca esportiva, turismo de aventura, birdwatching e experiências de base comunitária, além de gastronomia com sabores e aromas tradicio

Rondônia se destaca na ABAV EXPO 2025 e celebra momento histórico com o lançamento do Selo Amazônia
O estado mostrou sua força em uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que já nos dois primeiros dias desta edição recebeu mais de 31.90

Sebrae em Rondônia e Semtel levam empresários à Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (10) encerrou-se a Abav Expo 2025, a maior feira do setor de turismo da América Latina, realizada no Expo Center, no Rio de Janeir

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional do Prêmio Mérito & Talento, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)