Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Amazônia tem demanda potencial de três milhões de turistas estrangeiros


 
Viviane Teixeira, de Manaus     
 
Números foram apontados a partir de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas
 

Estudo encomendado pelos Ministérios do Turismo e de Meio Ambiente à Fundação Getúlio Vargas revela que a Amazônia tem demanda potencial de pelo menos três milhões de turistas estrangeiros com intenção de conhecer a biodiversidade e a cultura local.
"Temos um longo caminho para percorrer. O turismo atua como uma alavanca poderosa para o desenvolvimento de forma sustentável da Amazônia", destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke.

Os resultados do estudo foram apresentados durante a realização da 45ª Reunião do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur) que acontece em Manaus como parte da programação da quarta Feira Internacional da Amazônia (FIAM). Na pauta do encontro estiveram o Plano setorial de qualificação do turismo, apresentação do estudo sobre aviação regional, desenvolvimento dos aeroportos na região e também a proposta de estratégia para o turismo sustentável da Amazônia.

Dois aspectos foram enfatizados no estudo, um deles refere-se a oferta turística da região que identificou claramente a potencialidade extraordinária e também  o que precisa ser feito para desenvolver estas potencialidades. O outro aspecto da pesquisa foi mensuração da demanda para o turismo para Amazônia. O estudo foi realizado no Brasil e em mais 11 países.

Segundo Egon este estudo é uma experiência que identificou as potencialidades e os maiores desafios para criar o caminho da sustentabilidade estratégia para o turismo, como uma atividade econômica que melhor dialoga com a preservação do meio ambiente.

A proposta estratégica para o turismo sustentável da Amazônia visa contribuir para a promoção do turismo, com objetivos intermediários que tem a proposta de garantir o desenvolvimento econômico e social, valorização cultura, e por fim a conservação de recursos naturais. Os resultados esperados são o aumento do fluxo turistas domésticos e internacionais, adoção de práticas para turismo sustentável, melhor distribuição espacial e melhoria da gestão pública.O encontro entre os dirigentes, secretários de Estado, representantes da Embratur, secretários nacionais do Ministério do Turismo (Mtur) é realizado a cada trinta dias com o objetivo de fomentar as parcerias e definição de ações do governo Federal e dos governos estaduais nas áreas de promoção, qualificação, logísticas e infra-estrutura do turismo.

O secretário de Políticas Públicas do Mtur, Airton Pereira, destacou a necessidade do governo federal atuar em parceria com os Estados para fortalecer o turismo local, e assim apresentar alternativas ao turista brasileiro. "Precisamos disputar o cliente brasileiro com outros concorrentes", disse o secretário. Ele anunciou ainda que durante a realização da Feira da Abav o Ministério irá lançar o programa de incentivo para agentes de viagens, premiando aqueles que venderem mais destinos brasileiros.

Na reunião o Mtur lançou o banco de imagens em vídeo dos destinos turísticos brasileiros. Um projeto que foi iniciado em 2007, com o objetivo de disponibilizar à custo zero as imagens dos 65 destinos indutores. "Assim existe a possibilidade de diversificar o material de divulgação", informou Airton. As imagens já estão disponíveis no site www.turismo.gov.br/bancodevideo.

Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer Cassiano Marques os encontros do Fornatur são importantes na medida em que promovem a sinergia de propósitos fazendo com que a região se posicione nacional e internacionalmente de forma integrada com resultados efetivos. "Trabalhando o Acre integrado com a região norte, nós começamos a acelerar ainda mais o fortalecimento do turismo na região e no Estado".

Fonte: Agência de Notícias do acre

Mais Sobre Turismo

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Sedam discute propostas para fomentar turismo de pesca esportiva em Rondônia

Em benefício do desenvolvimento pesqueiro do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) se r

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

Governo de Rondônia promulga Lei de Política de Turismo e define estratégias de implementação do Plano Estadual de Turismo

A Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, já está em vigor. O texto foi aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de a

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

Setur abre 3ª edição do “Famtour” para exploração turística do Polo Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), anuncia a 3ª edição do “Famtour”, um projeto de familiarização turíst

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

Turismo em Rondônia é destaque na televisão

O turismo de Rondônia ganha destaque mais uma vez na SIC TV, uma das afiliadas mais antigas da RECORD TV no Brasil. “Rolê Especial Verão” estreia se