Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Amazônia tem demanda potencial de três milhões de turistas estrangeiros


 
Viviane Teixeira, de Manaus     
 
Números foram apontados a partir de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas
 

Estudo encomendado pelos Ministérios do Turismo e de Meio Ambiente à Fundação Getúlio Vargas revela que a Amazônia tem demanda potencial de pelo menos três milhões de turistas estrangeiros com intenção de conhecer a biodiversidade e a cultura local.
"Temos um longo caminho para percorrer. O turismo atua como uma alavanca poderosa para o desenvolvimento de forma sustentável da Amazônia", destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke.

Os resultados do estudo foram apresentados durante a realização da 45ª Reunião do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur) que acontece em Manaus como parte da programação da quarta Feira Internacional da Amazônia (FIAM). Na pauta do encontro estiveram o Plano setorial de qualificação do turismo, apresentação do estudo sobre aviação regional, desenvolvimento dos aeroportos na região e também a proposta de estratégia para o turismo sustentável da Amazônia.

Dois aspectos foram enfatizados no estudo, um deles refere-se a oferta turística da região que identificou claramente a potencialidade extraordinária e também  o que precisa ser feito para desenvolver estas potencialidades. O outro aspecto da pesquisa foi mensuração da demanda para o turismo para Amazônia. O estudo foi realizado no Brasil e em mais 11 países.

Segundo Egon este estudo é uma experiência que identificou as potencialidades e os maiores desafios para criar o caminho da sustentabilidade estratégia para o turismo, como uma atividade econômica que melhor dialoga com a preservação do meio ambiente.

A proposta estratégica para o turismo sustentável da Amazônia visa contribuir para a promoção do turismo, com objetivos intermediários que tem a proposta de garantir o desenvolvimento econômico e social, valorização cultura, e por fim a conservação de recursos naturais. Os resultados esperados são o aumento do fluxo turistas domésticos e internacionais, adoção de práticas para turismo sustentável, melhor distribuição espacial e melhoria da gestão pública.O encontro entre os dirigentes, secretários de Estado, representantes da Embratur, secretários nacionais do Ministério do Turismo (Mtur) é realizado a cada trinta dias com o objetivo de fomentar as parcerias e definição de ações do governo Federal e dos governos estaduais nas áreas de promoção, qualificação, logísticas e infra-estrutura do turismo.

O secretário de Políticas Públicas do Mtur, Airton Pereira, destacou a necessidade do governo federal atuar em parceria com os Estados para fortalecer o turismo local, e assim apresentar alternativas ao turista brasileiro. "Precisamos disputar o cliente brasileiro com outros concorrentes", disse o secretário. Ele anunciou ainda que durante a realização da Feira da Abav o Ministério irá lançar o programa de incentivo para agentes de viagens, premiando aqueles que venderem mais destinos brasileiros.

Na reunião o Mtur lançou o banco de imagens em vídeo dos destinos turísticos brasileiros. Um projeto que foi iniciado em 2007, com o objetivo de disponibilizar à custo zero as imagens dos 65 destinos indutores. "Assim existe a possibilidade de diversificar o material de divulgação", informou Airton. As imagens já estão disponíveis no site www.turismo.gov.br/bancodevideo.

Para o secretário de Esporte, Turismo e Lazer Cassiano Marques os encontros do Fornatur são importantes na medida em que promovem a sinergia de propósitos fazendo com que a região se posicione nacional e internacionalmente de forma integrada com resultados efetivos. "Trabalhando o Acre integrado com a região norte, nós começamos a acelerar ainda mais o fortalecimento do turismo na região e no Estado".

Fonte: Agência de Notícias do acre

Mais Sobre Turismo

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

Setur se reúne com municípios que integram os pólos turísticos para desenvolver a pesca esportiva em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), vem realizando reuniões em vários municípios do Estado com o objetivo

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Sebrae reúne entidades e comunidade para debater portal turístico em Jaci Paraná

Jaci Paraná é um distrito distante cerca de 90 quilômetros da sede, a capital Porto Velho, possui cerca de 18 mil habitantes e foi muito impactado c

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

Setor de turismo é capacitado para a formatação de roteiros em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou mais uma capacitação on-line tendo como foco o fortalecimento da economia no período pós-pandemia. O tema tratado

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

Setur assina Carta do Turismo na Amazônia durante Simpósio de Pesca Esportiva

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), assinou a Carta do Turismo na Amazônia durante o primeiro Simpósio de