Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinadores da rede pública municipal participam de atualização profissional


 
Cerca de 70 vacinadores participaram de um encontro com profissionais da secretaria municipal de saúde (Semusa), e também com os diretores das Unidades de Saúde (US), para promoção de atualização profissional. O evento teve a apresentação da vacina Meningocócica conjugada tipo C, que foi inserida no Calendário Básico de Vacinação da Criança, e em eventos adversos pós-vacinais, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), que será implantada na rede municipal na segunda quinzena de outubro pela coordenação de imunização estadual.

A vacina conjugada contra o meningococo não fazia parte da rotina de vacinação da rede pública de saúde, ela é indicada na imunização ativa para prevenção de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Essa vacina protege contra a bactéria meningocóco C, que causa a meningite e não estava entre as vacinas oferecidas pela rede de saúde pública. É aplicada em injeção, de duas ou três doses no primeiro ano de vida. Um reforço aos 15 meses é recomendado. Se a criança maior de um ano ainda não foi vacinada, a dose é única.

O momento oportuno também teve congratulações com os profissionais que se empenharam em campanhas como da H1N1, que durou cerca de cinco meses de trabalho, e resultou na superação da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) que era de 95%. O evento também foi palco de discussões e contribuições sobre o ambiente de trabalho e o exercício do profissional nas unidades, como forma de melhorar ainda mais as estratégias das atividades realizadas pela Divisão de Imunização da Semusa.

O secretario da Semusa Williames Pimentel, participou da abertura dos trabalhos e confirmou o compromisso desta gestão com a formação de vacinadores e a ampliação no atendimento. “Este ano já realizamos duas capacitações para os vacinadores da rede que atuam nas salas de vacina das unidades estabelecidas nos bairros e nas campanhas de vacinação, e adiantamos a atualização dos nossos profissionais com atividades práticas e exercícios baseados na apresentação da vacina, para que ao começar a campanha estejam todos preparados”, informou.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)