Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinadores da rede pública municipal participam de atualização profissional


 
Cerca de 70 vacinadores participaram de um encontro com profissionais da secretaria municipal de saúde (Semusa), e também com os diretores das Unidades de Saúde (US), para promoção de atualização profissional. O evento teve a apresentação da vacina Meningocócica conjugada tipo C, que foi inserida no Calendário Básico de Vacinação da Criança, e em eventos adversos pós-vacinais, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), que será implantada na rede municipal na segunda quinzena de outubro pela coordenação de imunização estadual.

A vacina conjugada contra o meningococo não fazia parte da rotina de vacinação da rede pública de saúde, ela é indicada na imunização ativa para prevenção de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Essa vacina protege contra a bactéria meningocóco C, que causa a meningite e não estava entre as vacinas oferecidas pela rede de saúde pública. É aplicada em injeção, de duas ou três doses no primeiro ano de vida. Um reforço aos 15 meses é recomendado. Se a criança maior de um ano ainda não foi vacinada, a dose é única.

O momento oportuno também teve congratulações com os profissionais que se empenharam em campanhas como da H1N1, que durou cerca de cinco meses de trabalho, e resultou na superação da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) que era de 95%. O evento também foi palco de discussões e contribuições sobre o ambiente de trabalho e o exercício do profissional nas unidades, como forma de melhorar ainda mais as estratégias das atividades realizadas pela Divisão de Imunização da Semusa.

O secretario da Semusa Williames Pimentel, participou da abertura dos trabalhos e confirmou o compromisso desta gestão com a formação de vacinadores e a ampliação no atendimento. “Este ano já realizamos duas capacitações para os vacinadores da rede que atuam nas salas de vacina das unidades estabelecidas nos bairros e nas campanhas de vacinação, e adiantamos a atualização dos nossos profissionais com atividades práticas e exercícios baseados na apresentação da vacina, para que ao começar a campanha estejam todos preparados”, informou.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)