Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Vacinadores da rede pública municipal participam de atualização profissional


 
Cerca de 70 vacinadores participaram de um encontro com profissionais da secretaria municipal de saúde (Semusa), e também com os diretores das Unidades de Saúde (US), para promoção de atualização profissional. O evento teve a apresentação da vacina Meningocócica conjugada tipo C, que foi inserida no Calendário Básico de Vacinação da Criança, e em eventos adversos pós-vacinais, preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), que será implantada na rede municipal na segunda quinzena de outubro pela coordenação de imunização estadual.

A vacina conjugada contra o meningococo não fazia parte da rotina de vacinação da rede pública de saúde, ela é indicada na imunização ativa para prevenção de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Essa vacina protege contra a bactéria meningocóco C, que causa a meningite e não estava entre as vacinas oferecidas pela rede de saúde pública. É aplicada em injeção, de duas ou três doses no primeiro ano de vida. Um reforço aos 15 meses é recomendado. Se a criança maior de um ano ainda não foi vacinada, a dose é única.

O momento oportuno também teve congratulações com os profissionais que se empenharam em campanhas como da H1N1, que durou cerca de cinco meses de trabalho, e resultou na superação da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) que era de 95%. O evento também foi palco de discussões e contribuições sobre o ambiente de trabalho e o exercício do profissional nas unidades, como forma de melhorar ainda mais as estratégias das atividades realizadas pela Divisão de Imunização da Semusa.

O secretario da Semusa Williames Pimentel, participou da abertura dos trabalhos e confirmou o compromisso desta gestão com a formação de vacinadores e a ampliação no atendimento. “Este ano já realizamos duas capacitações para os vacinadores da rede que atuam nas salas de vacina das unidades estabelecidas nos bairros e nas campanhas de vacinação, e adiantamos a atualização dos nossos profissionais com atividades práticas e exercícios baseados na apresentação da vacina, para que ao começar a campanha estejam todos preparados”, informou.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)