Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 - 18h28

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Rondônia (Sindessero), na manhã desta terça-feira,30, para prestar esclarecimentos sobre o relacionamento com os prestadores de serviços médico-hospitalares para os servidores municipais. A reunião foi coordenada por Sérgio Paraguassu, Secretário de Governo da Prefeitura.
Representando o Instituto, estavam a presidente do órgão, Claudineia Araújo de Oliveira; Júlio Cesar de Souza Ferreira, COAF; Priscila Girotto, COAM, e Renata Fabris Gurjão, da PROGER. O Sindessero foi representado pelo seu presidente, Rafael Mendonça, por José Cristiano Pinheiro, advogado da entidade, e proprietários dos principais hospitais de Porto Velho.
Diversos assuntos de interesse dos envolvidos, principalmente em relação à manutenção da assistência médica prestada pelo Ipam, de fundamental importância para os servidores públicos municipais. Na oportunidade, os diretores Claudineia e Júlio explanaram sobre os trabalhos desenvolvidos no instituto ao longo deste primeiro ano da gestão do prefeito Léo Moraes.
Como é sabido, o instituto encontrava-se em estado prestes ao suprimir a assistência médica, face à uma dívida astronômica deixada por administrações anteriores. Alguns prefeitos que antecederam Léo pensaram, inclusive, em acabar com a assistência médico-hospitalar prestada pelo órgão. Mas Moraes, desde o início de sua gestão, enfatizou que jamais tomaria essa atitude em relação à uma instituição da relevância do Ipam para a qualidade de vida dos servidores do município.
O prefeito, para cumprir essa difícil promessa, teria que nomear pessoas muito qualificadas, experientes, e com determinação para cumpri-la. Muitos dos prestadores de serviços que acompanharam esse árduo trabalho puderam testemunhar o quanto foi difícil cumprir a missão que Léo Moraes lhes havia atribuído. A dívida exorbitante mostrava-se impagável. Daí necessidade de uma minuciosa e competente auditoria de todos os contatos e processos em andamento, o que exigiu muita dedicação das equipes de servidores do instituto, e muita resiliência e apreensão dos prestadores de serviços que estavam preocupados com a inadimplência do órgão.
Durante o encontro de hoje, o que os diretores do Ipam disseram aos prestadores de serviços médico-hospitalares presentes, trouxe alívio às suas preocupações. As contas do órgão estão praticamente saneadas, os pagamentos referentes a esta gestão estão sendo feitos com regularidades, e a promessa de que, em breve, serão pagas em dia, e que, as pendências financeiras do governo passado, serão negociadas e pagas no primeiro semestre do próximo ano.
Outras dúvidas foram esclarecidas e feitos acordos que atenderam as demandas das partes envolvidas. Pelo que foi dito, o Ipam, desde há muitos anos, não consegue atingir o nível de estabilidade financeira que hoje se encontra. Graças, portanto, ao trabalho competente, dedicado e honesto daqueles que dirigem o instituto na gestão de Léo Moraes, e de seus dedicados colaboradores, o órgão mostra-se firme para continuar prestando uma assistência médico-hospitalar de qualidade, como merecem nossos servidores municipais.
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia
O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)