Quarta-feira, 28 de agosto de 2019 - 06h02

Andréia Laurindo da Silva é da cidade de Espigão D’Oeste e está com o filho internado na UTI Pediátrica do Hospital Regional de Cacoal (HRC). A criança ficou internada durante 12 dias em outro hospital, onde a mãe só podia ver o filho no horário de visitas.
“Não poder acompanhar, ter que ir embora e passar a noite preocupada era muito ruim. Fiquei muito feliz quando ele foi transferido. É muito bom poder acompanhar 24 horas e saber como meu filho está. Ele também fica mais calmo com a minha presença”, conta Andréia.
A mãe ainda comenta que por não morar em Cacoal, se não pudesse dormir e fazer todas as refeições no hospital, ela teria dificuldades. “Eu teria que gastar com hotel e alimentação, o que ficaria muito caro”.
A UTI Pediátrica do HRC completou quatro anos da sua inauguração. Desde que foi implantada, tem seguido o modelo de UTI humanizada. Este modelo consiste em uma adequação para que o acompanhante da criança possa permanecer na UTI em tempo integral. Neste período, 451 crianças foram internadas, 41 foram transferidas pra Porto Velho, ou outro estado, e 353 receberam alta.
O coordenador da UTI Pediátrica, o médico Claudemir Monteiro de Barros, lembra que existem protocolos e orientações do Ministério da Saúde e também da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) pra que se tenha nestas unidades um processo de humanização.
“Já existem diversos estudos que comprovam que a presença do familiar junto com a criança, dentro da UTI, melhora significativamente o tratamento, amenizando os fatores estressantes da doença, dos procedimentos e da hospitalização”, afirma o diretor do COHREC.
A UTI Pediátrica do HRC conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, e fisioterapeutas, além de também contar com o apoio da assistência social e dos psicólogos, todos trabalhando em conjunto e de forma interdisciplinar no acolhimento das necessidades não só do paciente como também dos familiares.
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)