Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias


Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico - Gente de Opinião
Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico

Crianças em hospitais públicos de Porto Velho (RO) estão recebendo um livro ilustrado que explica, de forma lúdica e interativa, o processo cirúrgico. A iniciativa é liderada por docentes e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentro do projeto de extensão Segurança do Paciente Pediátrico na Cirurgia: uma abordagem lúdica.

A proposta busca acolher os pequenos pacientes, diminuir a ansiedade e estimular sua participação no próprio cuidado. A entrega dos livros para pequenos pacientes segue até agosto, com previsão de atender cerca de 200 crianças no total.

Como o projeto funciona

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias  - Gente de Opinião

A ação acontece desde maio de 2025, em parceria com a Policlínica Oswaldo Cruz, o Centro Cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e o Hospital Infantil Cosme e Damião, todos em Porto Velho (RO). Ao chegar para a cirurgia, as crianças recebem um livro ilustrado e educativo, produzido pela própria equipe, que explica as etapas do procedimento – do pré ao pós-operatório – em linguagem simples e acolhedora.

A criança é convidada a preencher, com o apoio de seus cuidadores, etapas fundamentais da chamada “cirurgia segura”, como: identificação com nome e tipo de procedimento, pulseira de identificação, confirmação de jejum, verificação do lado do corpo a ser operado (lateralidade) e verificação de alergias.

Ao final do atendimento, cada criança recebe uma medalha simbólica como forma de reconhecimento e valorização de sua coragem e colaboração no processo.

"O material é muito lúdico e tem um apelo fotográfico que faz com que os pacientes se sintam incluídos na história. O conjunto desse trabalho acaba expandindo o processo cirúrgico em uma experiência menos dolorosa para as crianças, pois desmistifica o ambiente hospitalar e a internação. Eles entendem que as equipes estão lá para acolher e não para assustar ninguém”, comenta Horácio Tamada, um dos coordenadores do projeto. 

Formação, pesquisa e impacto

Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade - Gente de Opinião
Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade

O projeto conta com 37 participantes, entre docentes e estudantes, sob progressão dos professores doutores Horácio Tamada (cirurgião pediátrico) e Rodolfo Luis Korte (cirurgião plástico), ambos da UNIR, e a professora colaboradora Maria Paula de Oliveira Pires (Unicamp), especialista em Saúde da Criança e do Adolescente.

A proposta surgiu a partir de uma revisão integrativa da literatura científica, realizada em 2024, que evidenciou a importância de incluir estratégias educativas e afetivas para além dos protocolos técnicos. Os resultados foram submetidos para publicação em periódico científico.

Além do impacto direto na saúde das crianças, o projeto também proporciona uma rica experiência para os estudantes universitários, que atuam na prática com temas como humanização, empatia, responsabilidade social e comunicação em saúde.

O Projeto de Extensão foi institucionalizado pela Procea/UNIR e segue em execução até fevereiro de 2026. Após a fase de distribuição do material e Recolhimento, os dados serão organizados e utilizados em artigos, apresentações e outras produções científicas.

Segurança, humanização e protagonismo infantil

Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025 - Gente de Opinião
Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025

Mais do que uma ação educativa, o projeto extensionista da UNIR representa um investimento direto na segurança do paciente pediátrico e na humanização do cuidado. Crianças bem informadas tendem a colaborar melhor com os cuidados de saúde, o que contribui para um ambiente cirúrgico mais tranquilo, empático e seguro.

Além disso, a interação com o livro fortalece o vínculo de confiança entre pacientes, seus familiares e as equipes médicas. “A participação ativa das crianças e dos familiares em todas as fases da cirurgia é uma inovação que transforma o cuidado em saúde”, afirma Gisele Souza, estudante de Medicina e integrante do projeto.

Como apoiar o projeto

Como o livro foi criado pela própria equipe e por apoiadores do projeto, a quantidade de livros impressos depende de recursos limitados. Quem quiser contribuir com a publicação de novos exemplares ou participar das atividades pode entrar em contato pelos seguintes canais: instagram @cirurgia_pediatrica.unir e e-mail gisele.souza.unir@gmail.com.

Galeria de Imagens

  • João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
    João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
  • Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
    Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
  • Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025
    Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Com média de até 12 procedimentos por dia, o Hospital de Retaguarda contribui diretamente para a redução das filas de espera por cirurgias. Apenas n

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)