Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias


Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico - Gente de Opinião
Pitas de capital para reduzir o medo e promover a segurança no ambiente cirúrgico

Crianças em hospitais públicos de Porto Velho (RO) estão recebendo um livro ilustrado que explica, de forma lúdica e interativa, o processo cirúrgico. A iniciativa é liderada por docentes e estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentro do projeto de extensão Segurança do Paciente Pediátrico na Cirurgia: uma abordagem lúdica.

A proposta busca acolher os pequenos pacientes, diminuir a ansiedade e estimular sua participação no próprio cuidado. A entrega dos livros para pequenos pacientes segue até agosto, com previsão de atender cerca de 200 crianças no total.

Como o projeto funciona

UNIR usa livro lúdico para acolher crianças em cirurgias  - Gente de Opinião

A ação acontece desde maio de 2025, em parceria com a Policlínica Oswaldo Cruz, o Centro Cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e o Hospital Infantil Cosme e Damião, todos em Porto Velho (RO). Ao chegar para a cirurgia, as crianças recebem um livro ilustrado e educativo, produzido pela própria equipe, que explica as etapas do procedimento – do pré ao pós-operatório – em linguagem simples e acolhedora.

A criança é convidada a preencher, com o apoio de seus cuidadores, etapas fundamentais da chamada “cirurgia segura”, como: identificação com nome e tipo de procedimento, pulseira de identificação, confirmação de jejum, verificação do lado do corpo a ser operado (lateralidade) e verificação de alergias.

Ao final do atendimento, cada criança recebe uma medalha simbólica como forma de reconhecimento e valorização de sua coragem e colaboração no processo.

"O material é muito lúdico e tem um apelo fotográfico que faz com que os pacientes se sintam incluídos na história. O conjunto desse trabalho acaba expandindo o processo cirúrgico em uma experiência menos dolorosa para as crianças, pois desmistifica o ambiente hospitalar e a internação. Eles entendem que as equipes estão lá para acolher e não para assustar ninguém”, comenta Horácio Tamada, um dos coordenadores do projeto. 

Formação, pesquisa e impacto

Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade - Gente de Opinião
Gisele Aparecida Soares Cunha de Souza Divulgação do Projeto na Universidade

O projeto conta com 37 participantes, entre docentes e estudantes, sob progressão dos professores doutores Horácio Tamada (cirurgião pediátrico) e Rodolfo Luis Korte (cirurgião plástico), ambos da UNIR, e a professora colaboradora Maria Paula de Oliveira Pires (Unicamp), especialista em Saúde da Criança e do Adolescente.

A proposta surgiu a partir de uma revisão integrativa da literatura científica, realizada em 2024, que evidenciou a importância de incluir estratégias educativas e afetivas para além dos protocolos técnicos. Os resultados foram submetidos para publicação em periódico científico.

Além do impacto direto na saúde das crianças, o projeto também proporciona uma rica experiência para os estudantes universitários, que atuam na prática com temas como humanização, empatia, responsabilidade social e comunicação em saúde.

O Projeto de Extensão foi institucionalizado pela Procea/UNIR e segue em execução até fevereiro de 2026. Após a fase de distribuição do material e Recolhimento, os dados serão organizados e utilizados em artigos, apresentações e outras produções científicas.

Segurança, humanização e protagonismo infantil

Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025 - Gente de Opinião
Agatha Melissa Vieira Sotero Cirurgia em 10/05/2025

Mais do que uma ação educativa, o projeto extensionista da UNIR representa um investimento direto na segurança do paciente pediátrico e na humanização do cuidado. Crianças bem informadas tendem a colaborar melhor com os cuidados de saúde, o que contribui para um ambiente cirúrgico mais tranquilo, empático e seguro.

Além disso, a interação com o livro fortalece o vínculo de confiança entre pacientes, seus familiares e as equipes médicas. “A participação ativa das crianças e dos familiares em todas as fases da cirurgia é uma inovação que transforma o cuidado em saúde”, afirma Gisele Souza, estudante de Medicina e integrante do projeto.

Como apoiar o projeto

Como o livro foi criado pela própria equipe e por apoiadores do projeto, a quantidade de livros impressos depende de recursos limitados. Quem quiser contribuir com a publicação de novos exemplares ou participar das atividades pode entrar em contato pelos seguintes canais: instagram @cirurgia_pediatrica.unir e e-mail gisele.souza.unir@gmail.com.

Galeria de Imagens

  • João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
    João Lucas Dias Souza Cirurgia a Marcar
  • Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
    Camilly Vitória Aleixo Rodrigues Cirurgia em 17/05/2025
  • Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025
    Rodrigo Ralisates dos Santos Silva Cirurgia em 24/05/2025

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

Lacen de Rondônia dá um passo importante na saúde pública ao firmar parceria com a cearense DNE Diagnósticos Nordeste

A tecnologia disponibilizada pela cearense DNE Diagnósticos Nordeste para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO), por meio do

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Biolab Farmacêutica participa do Check-up Vascular no Rio Grande do Norte

Comprometida com iniciativas que promovem saúde e qualidade de vida, a Biolab Farmacêutica foi apoiadora do Check-up Vascular 2025, ação organizada

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

Vacinação Sem Fronteira chega à aldeia Lage Novo, em Guajará-Mirim e reforça assistência em saúde

A equipe de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) esteve na segunda-feira (8), na aldeia Lage Novo, em Guaj

Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V de vacinação da campanha do governo de RO “Vacinação Sem Fronteira”

Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V de vacinação da campanha do governo de RO “Vacinação Sem Fronteira”

A mobilização do governo de Rondônia, coordenada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), no sábado (6), Dia V da camp

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)