Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025 - 13h52

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra do Hospital das Clínicas, uma conquista alcançada no primeiro ano da atual gestão. Os atendimentos ainda não começaram; segundo o prefeito Léo Moraes, será necessário organizar a estrutura, equipe e serviços antes da abertura ao público.
“Esse é um sonho da nossa gestão. A previsão é que o hospital esteja funcionando no segundo semestre de 2026. Saúde é prioridade, e vamos realizar toda a estrutura necessária para que, até lá, esteja tudo pronto e a população possa ser atendida”, afirmou o prefeito.
O imóvel dará lugar ao Hospital Municipal Universitário, desenvolvido por meio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Rondônia (Unir), marcando avanço na saúde pública e na formação de profissionais.
SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
segundo o Léo Moraes, será necessário organizar a estrutura, equipe e serviços antes da abertura ao públicoO novo hospital terá função assistencial e será espaço de ensino e pesquisa para estudantes de medicina, enfermagem e demais áreas da saúde. O Hospital Municipal Universitário também contará com apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que agrega experiência na gestão de hospitais universitários. A parceria busca garantir organização administrativa, qualidade nos atendimentos e integração entre ensino, pesquisa e prática clínica.
A unidade contará com 150 leitos, sendo 100 garantidos pela União e 50 pelo município. Além de ampliar a capacidade de internação, a estrutura será referência para formação de novos profissionais de saúde.
O hospital será 100% público, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e funcionará como unidade de ensino e pesquisa. Para a Prefeitura de Porto Velho, a aquisição do Hospital das Clínicas marca o início de uma nova etapa para a cidade, com a implantação do primeiro hospital municipal e ampliação dos serviços de saúde.
Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia
Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em parceria com o Exército Brasileiro, por meio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e
Domingo, 7 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)