Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Unidades de Saúde vacinam contra sarampo até o dia 17


 
Os postos de saúde de Porto Velho continuam mobilizados, das 8 às 17 horas para a aplicação vacina contra o sarampo e também a poliomielite. A secretaria municipal de Saúde (Semusa) alerta a população de Porto Velho que a campanha encerra no próximo dia 16 de setembro. A dose é oferecida para todas as crianças de 1 a 7 anos incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias). Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba). Elas devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

O secretário municipal de Saúde esclarece que as crianças que tomaram as duas gotinhas na primeira etapa contra a pólio precisam receber a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil para o alcance total da proteção contra a doença. ”Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para atualização das doses aplicadas. Mas se não tiverem procure a unidade que costuma levar a criança, lá é feito o registro”, disse Pimentel.

O sarampo é altamente contagioso e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A doença pode causar febre, tosse, coriza, diarreia, exantema (manchas avermelhadas na pele) e conjuntivite. O vírus também pode causar pneumonia, levando o paciente à morte.

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr