Segunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

TCE volta às UPAs, Policlínica, SAMU de Porto Velho e constata melhorias na estrutura e atendimento


TCE volta às UPAs, Policlínica, SAMU de Porto Velho e constata melhorias na estrutura e atendimento - Gente de Opinião

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) têm garantido avanços e melhorias para a população e os profissionais de saúde que atuam em unidades de Porto Velho. 

Foi o que constataram as equipes do TCE, em mais uma rodada de fiscalizações realizadas, neste sábado (19), na UPA da Zona Leste e da Zona Sul Sul, na Policlínica Ana Adelaide e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). 

A ação teve como foco verificar o cumprimento das recomendações feitas em inspeções anteriores. Também, avaliar os serviços prestados à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde. 

As equipes técnicas percorreram os setores, conversaram com profissionais e observaram melhorias importantes, sinalizando uma resposta positiva da gestão municipal. 

MELHORIAS NA ESTRUTURA E ATENDIMENTOS 

Na Policlínica Ana Adelaide, itens básicos como esparadrapo, seringas e fraldas geriátricas, que estavam em falta, foram restabelecidos. 

Equipamentos essenciais para exames laboratoriais voltaram a funcionar, garantindo diagnósticos mais rápidos e seguros. 

RAIO-X VOLTA A FUNCIONAR NA UPA DA ZONA LESTE 

Nas UPAs da Zona Sul e Leste, também foram observados avanços. Problemas como ar-condicionado quebrado, falta de leitos e ausência de materiais, a exemplo de compressas, foram solucionados. 

Na UPA da Zona Leste, o aparelho de raio-X, que na última fiscalização estava parado, já voltou a funcionar e atender a população. 

A escala de plantão, antes desatualizada, agora está visível e organizada. Até mesmo questões estruturais, como o mau cheiro em áreas críticas, problema verificado na UPA da Zona Sul, foram resolvidos. 

Outro ponto importante: foi constatado que o medicamento que estava em falta tem substituto terapêutico. Assim, mesmo com a falta do remédio, o paciente não tem prejuízo no atendimento. 

SAMU: AVANÇOS E DESAFIOS PERSISTEM 

No Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o TCE verificou que as ausências de profissionais, que na ação anterior estavam sem justificativa, foram devidamente registradas nesta nova fiscalização.  

Outro ponto positivo: as escalas, que não eram publicadas, agora estão visíveis. 

Ambulâncias, que estavam paradas por falta de manutenção, voltaram a funcionar. Insumos como sondas, medicamentos de emergência e equipamentos de suporte respiratório foram repostos. 

Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados: a limpeza noturna das ambulâncias e a sobrecarga das equipes, que continuam sendo monitorados pelo Tribunal. 

FISCALIZAÇÃO CONTÍNUA E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO 

O TCE-RO reforça que as fiscalizações têm caráter preventivo e corretivo, e continuarão sendo realizadas de forma permanente. 

Caso as recomendações não sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos, poderão ser instaurados procedimentos de responsabilização, sempre respeitando o devido processo legal. 

O compromisso do Tribunal de Contas é com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho para os profissionais da saúde.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE faz vistoria inédita na Maternidade Municipal de Porto Velho, destaca boas práticas e pontos de atenção

TCE faz vistoria inédita na Maternidade Municipal de Porto Velho, destaca boas práticas e pontos de atenção

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste sábado (19/7), uma ação inédita dentro do ciclo de Fiscalizações Permanentes na

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Marcos Rocha impulsiona atendimentos em saúde com Hospital de Retaguarda atuando na redução de filas de espera por cirurgias

Com média de até 12 procedimentos por dia, o Hospital de Retaguarda contribui diretamente para a redução das filas de espera por cirurgias. Apenas n

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)