Sexta-feira, 21 de novembro de 2008 - 12h20
Leandro Martins
Agência Brasil
Brasília - Das nove capitais da Amazônia Legal, sete apresentam risco de surto de dengue nos meses chuvosos do inverno da região, entre novembro e março. Apenas em Palmas e em Macapá, a situação é menos preocupante.
O alerta foi dado hoje (20) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao divulgar os dados de um estudo feito pelo ministério que mostra o risco de infestação pela dengue, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira).
Na pesquisa, o Ministério da Saúde pesquisou imóveis em 161 municípios brasileiros, entre capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com o ministro, os resultados permitem a rápida tomada de decisão para o planejamento e a intensificação de ações de combate ao vetor da doença, as larvas do mosquito da dengue. Também vão ser elaboradas atividades de mobilização e de educação da população.
Pelos critérios da pesquisa, o índice abaixo de 1% é considerado satisfatório. Entre 1% e 4% por cento, é situação de alerta. Acima de 4%, há risco de surto de dengue.
O ministro afirmou, ainda, que algumas capitais da Amazônia apresentaram redução de nível de infestação em relação à medição feita em 2007, mas permanecem em situação de alerta. Manaus, Porto Velho e Belém também apresentam, dentro daquela faixa de variação, áreas com mais de 7% de variação. Merece, portanto, toda a atenção."
Temporão citou dois municípios, um do Acre e outro de Mato Grosso. que estão com a situação mais preocupantes. Em Epitaciolândia, no Acre, e Várzea Grande, no Mato Grosso, a situação é crítica, é necessária uma mobilização imediata. Várzea Grande, que em 2007 já estava em situação de risco, ampliou o índice de infestação, atingindo 6.1%, revelou.
De acordo com o estudo, 37% das manifestações do mosquito se encontram na rede de abastecimento de água, 19% nas residências e nos locais de trabalho e 43% lixo e onde há resíduos sólidos.
Também presente na divulgação do estudo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que as Forças Armadas vão ajudar no combate à dengue. A idéia aqui é que o Exército se disponha, Marinha e Aeronáutica, de nós termos equipes de alerta, para que, em 24 horas, estejam no local, disse Jobim.
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à