Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Sensibilização para doar Medula amplia em meio à sociedade


O trabalho de sensibilização para ampliar a rede de cadastro de doadores voluntários no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME), vem cada vez mais envolvendo a sociedade. A última ação realizada pelos membros da ONG Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO), aconteceu na sede da igreja Presbiteriana Gileade, na manhã deste domingo (03), e contou com um volume de dezenas de pessoas que atenderam ao chamado da ATMO e que se dispuseram a doar uma amostra de seu sangue e se cadastrar como doadores. Além de integrantes da ATMO, a ação envolveu os técnicos da Fundação Hemeron, que faziam a coleta do material.

“Faz tempo que tinha a intenção de fazer uma campanha na nossa igreja. Conhecei o doutor Linderberg (coordenador do núcleo da ATMO em Porto Velho) em uma das entrevistas que ele falava do tema e fiz o convite para que a ATMO viesse sensibilizar nossa comunidade para se cadastrar no Redome. Pretendemos levantar no mínimo 100 doares e nos dispomos a continuar a fazer esse chamamento dentro da nossa igreja caso esse número não seja alcançado nesta campanha”, salientou o pastor Aloisio Vidal da igreja Gileade.

Consciente do compromisso que é se cadastrar como voluntário para doar a medula, a jovem Maiara Falcão Vidal, de apenas 21 anos, fala que se for chamada ela só vai pensar que “vai salvar uma vida. Como cristã, devo pensar em ajudar e que poderia ser eu a precisar de uma medula”, fala a jovem que diz estar se preparando emocionalmente, caso seja chamada um dia para doar.

Pastor Aloisio ainda lembra que pretende trabalhar a responsabilidade dos membros da igreja que se cadastraram para que, caso sejam chamados para doar no futuro, não desistam dessa importante missão. “Vamos lembrar que a necessidade pode acontecer com qualquer um de nós ou pessoas de nossa família. Para isso vamos reforçar o compromisso e estimular que mais pessoas doem”, afirmou. Mostrando total empenho em ajudar na ampliação do número de voluntários para doar a medula, o pastor afirma que vai estimular o conselho de pastores, que engloba mais de 30 denominações, para que estes levem a campanha para dentro de suas igrejas.

Para o coordenador do núcleo da ATMO em Porto Velho, Lindberg Oliveira, a campanha foi um sucesso, principalmente porque percebeu todo o envolvimento da comunidade, desde o dia que fez a sensibilização na igreja na companhia do pastor Gelbe Sales, que também faz parte da equipe de coordenação da ATMO. Esse ano, essa é a segunda ação de sensibilização e coleta realizada pela ATMO em conjunto com a Fhemeron. A primeira aconteceu na Base Áerea de Porto Velho e ainda esta semana, novas ações estão programadas.

Quem quer ser um doador voluntário de medula

Para doar é preciso ter entre 18 e 54 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. O cadastramento e a doação, quando existe a compatibilidade, independem do peso ou do tipo sanguíneo. Diabéticos, pessoas com tatuagem, quem já teve hepatite, mulheres grávidas e hipertensos podem se cadastrar. Nada impede a doação quando existe a compatibilidade. As pessoas que quiserem se cadastrar para doar, podem se dirigir ao Fhemeron de Porto Velho e nas demais unidades do interior. O cadastro é feito com uma pequena retirada de sangue (5ml) por sua veia e ao preencher uma ficha com informações pessoais (identidade, endereço, telefone).


Triagem da Medula

Após o cadastramento e a coleta do material, o Nativida/HLA realiza os exames de diagnóstico de compatibilidade de doares e receptores e envia os cadastros para o REDOME. O laboratório também está habilitado para acompanhar o tratamento dos doentes identificados na triagem. Hoje o laboratório faz os exames de Tipagem de Rim II em doador vivo ou com morte encefálica, assim como a compatibilidade de doadores aparentados de medula óssea.

Fonte: Eficaz Comunicação

Gente de OpiniãoDomingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e

Gente de Opinião Domingo, 11 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)