Terça-feira, 4 de novembro de 2014 - 12h29
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoverá no dia 14 de novembro um evento alusivo ao Dia Mundial de Combate à Diabetes nas dependências da Policlínica Rafael Vaz e Silva, no bairro Mato Grosso, zona central de Porto Velho. Com a participação de 40 profissionais e auxiliares acadêmicos, a população terá acesso a diversos atendimentos de saúde durante toda a manhã, de 08h às 11h.
Quem comparecer poderá usufruir dos serviços de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, palestras educativas com auxílio de materiais impressos e atividades físicas. No local haverá atendimento médico especial para pacientes que cheguem a apresentar alteração glicêmica. Segundo a coordenadora de diabetes da Divisão de Programas Especiais da Semusa, Ivaneide Castro, a programação especial foi elaborada para estimular os cuidados com a saúde dos portadores de diabetes em Porto Velho e conscientizar a população a respeito da prevenção da doença: “Muitas pessoas sequer sabem que portam o diabetes, por isso procuramos estimular essas pessoas a se dirigirem às nossas unidades, verificarem o nível glicêmico no sangue e reformularem seus hábitos alimentares”.
Atualmente a capital tem cadastrados no Sistema de Informação de Atenção Básica (Siab) cerca de 2400 pacientes diabéticos. Aproximadamente 10% deles são do tipo I e correspondem à população de crianças e adolescentes. Já o tipo II acomete por volta de 90% dos pacientes, que compreende a faixa etária adulta, especialmente pessoas com mais de 40 anos. A doença é causada pela alta taxa de glicose no sangue, decorrente da redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas. Os principais fatores que favorecem o surgimento da diabetes são a má alimentação, sedentarismo, estresse e obesidade. Por conta disso o tema do Dia Mundial de Combate à Diabetes este ano é “Vida saudável e nutrição”.
Ivaneide afirma ainda que a rede de atenção nas Unidades de Saúde da Família de Porto Velho dispõe de profissionais aptos a prestarem o devido atendimento ao paciente diabético, incluindo assistência especial através do Programa Hiperdia. “O programa conta com a participação de agentes comunitários de saúde para auxílio de portadores de diabetes e hipertensão, oferecendo medicamentos, tiras reagentes, lancetas e seringas gratuitamente, além de orientações acerca dos cuidados diários. É possível também obter avaliações nutricionais em grupos por meio dos NASFs, que são os Núcleos de Apoio à Saúde da Família”, destacou a coordenadora.
Recentemente 171 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, diretores de unidades e acadêmicos participaram da “I Atualização Frente a Linha de Cuidados em Diabetes Mellitus” com a médica especialista em endocrinologia da rede municipal, Gisele Sari. A capacitação orientou os profissionais para aperfeiçoarem as técnicas de diagnóstico e tratamento ao usuário diabético, contribuindo para a educação permanente.
Fonte: Collien Rodrigo
GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society
Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,
Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi
Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite
Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas
Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde