Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza o teste rápido de HIV



A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) está realizando uma atividade de educação em saúde voltada a prevenção as DST/HIV/AIDS juntamente com o teste rápido para o diagnóstico do HIV. A atividade está sendo coordenada pela Coordenação Municipal de DST/AIDS. 

O objetivo desta a ação é chamar a atenção da população para a necessidade da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e outras, através do uso do preservativo e alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em relação à infecção. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, o paciente terá mais chance de cura ou uma melhor qualidade de vida. 

Desde o mês passado, as Policlínicas Rafael Vaz e Silva e José Adelino estão realizando o teste rápido do HVI, e continuarão após este período de campanha que vai até o final deste mês. A diferença essencial deste teste para o de rotina é que seu resultado sai em 15 minutos. A Coordenação Municipal de DST/Aids, esclarece que todas as unidades de saúde continuam realizando os exames de HIV de rotina.

Educação e Prevenção

Nos dias 09 e 10 de abril duas equipes da SEMUSA estiveram nos distritos de Jacy-Paraná e Mutum-Paraná, realizando esta atividade. Nos dias 19 e 20 estarão realizando esta mesma ação dentro do canteiro de obras da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. 

A Semusa e Semas com apoio da Coordenadoria das Mulheres também estão realizando uma ação conjunta tendo como foco as mulheres do Bolsa Família. Esta Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. O objetivo é estimular e conscientizar as mulheres a utilizarem a camisinha, realizarem o teste de Aids e também conversarem mais abertamente sobre o assunto com o seu parceiro. 

Dentre as ações da campanha, está a oferta do preservativo nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS de forma continuada, orientações sobre prevenção as DST/HIV/AIDS e realização do teste rápido para o HIV.

Fonte: : Nara Vargas

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais