Segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 11h06
Desde 1987 o dia 1º de dezembro é marcado por manifestações na luta contra a Aids. A data foi instituída durante a Assembléia Mundial de Saúde no intuito de reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.
A secretaria municipal de Saúde de Porto Velho, em alusão a este dia tão importante tanto para os portadores quanto para disseminar a prevenção, disponibilizou nas Unidades Básicas de Saúde do município Hamilton Gondim, José Adelino, Agenor de Carvalho, Caladinho, Ronaldo Aragão, Mariana, Aponiã, Socialista e Ernandes Índio a Campanha do Fique Sabendo, que ofereceram o Teste rápido do HIV e da Sífilis para a população. Esta atividade foi reforçada por ações de educação em saúde, que aconteceram durante toda a semana.
Atualmente o município de Porto Velho têm diagnosticados 1.692 casos de Aids em adultos e para dar suporte e tratamento adequado a estes pacientes o município possui um Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que é estruturado com uma equipe multidisciplinar de profissionais, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, dentre outros.
O teste rápido é uma estratégia bastante eficiente para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno das pessoas que tem diagnostico positivo para o HIV e Sífilis, além ser também importante na prevenção reduzindo a cadeia de transmissão.
Apesar do grande número de casos diagnosticados é importante ressaltar que cerca de 25% dos portadores do vírus, ou seja, um em cada quatro portadores, não sabem que estão doentes pelo simples fato de se negarem a fazer o teste, como explica Márcia Mororó, diretora do Departamento de DST/Aids da secretaria municipal de Saúde: “É muito comum as pessoas se recusarem a submeter-se a realização do teste de HIV e é em função disto que grande parte dos portadores do vírus causador da Aids não tem conhecimento que possuem a doença”, diz ela enfatizando que com o diagnóstico precoce o tratamento se torna mais eficaz, reduzindo assim o risco de infecções por doenças oportunistas que geralmente são a causa de morte dos portadores do vírus da Aids.
Hoje o Brasil é referência mundial no enfrentamento ao HIV/Aids. Desde 1996 o Sistema Único de Saúde (SUS) garante acesso a todos os medicamentos necessários para o combate do vírus HIV, além de exames e acompanhamento médico, que beneficiam 217 mil brasileiros. Além disso, o SUS oferece tratamento antirretroviral, gratuitamente, a 97% dos brasileiros diagnosticados com Aids e o Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente 20 antirretrovirais, que representam investimentos de R$ 850 milhões por ano na aquisição dos medicamentos.
Outro motivo que de grande relevância para a não realização do teste é o preconceito ou o medo dele: “Lidar com o preconceito é muito difícil. O preconceito isola, dificulta o tratamento e o diagnóstico. Faz muitas pessoas evitar o exame, com medo de descobrir se têm ou não o HIV. Mas é preciso que a população saiba que o município possui tratamento disponível. Além disso, é preciso difundir cada vez mais as formas de prevenção da doença, principalmente entre os jovens, faixa etária de maior incidência em Porto Velho", disse Márcia. Segundo o Ministério da Saúde a infecção por HIV entre jovens de 13 a 19 anos está se espalhando pelo Brasil. De 1991 a 2009, aumentou em 53% o número de municípios com casos da doença nessa faixa etária. Márcia destaca ainda que os testes rápido ou mesmo os exames para diagnosticar a presença do vírus continuam disponíveis nas unidades de saúde do município mesmo após o período da campanha.
Para fechar as atividades na sexta-feira, 30 foi organizado pelo Grupo Porto Diversidade em parceria com a Semusa o II Encontro LGBT, com objetivo de divulgar as ações desenvolvidas a cerca prevenção ás doenças sexualmente transmissíveis e Aids, durante o ano de 2012, tanto pelos governos, como pela sociedade civil.
Fonte: Edina Silva
Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas
Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde
Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo
ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara
O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon
TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal
O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e