Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza 1º seminário de Saúde do Adolescente


Representantes de órgãos de saúde pública, educação, justiça e conselhos de direito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estiveram reunidos no 1º seminário municipal de Saúde do Adolescente, para discutir a gravidez precoce em Porto Velho.

De acordo com o secretario da Semusa, Williames Pimentel, no ano passado, dos 4 mil partos realizados na maternidade Mãe Esperança, 1.100 foram de meninas e jovens com idade entre 10 e 19 anos, muitas delas em sua segunda gestação. “Temos que estar atentos. A erotização da mídia, nas novelas e outros programas de entretenimento mexem com a cabeça das nossas crianças”, alertou.

Ele lembrou que desde a inauguração da Maternidade Mãe Esperança a Semusa vem desenvolvendo um projeto chamado “De Novo Não”, direcionado para mães adolescentes que têm seus filhos na maternidade. O trabalho tem o objetivo de evitar uma nova gravidez. “Precisamos de uma nova campanha: “Ainda Não”, afirma Pimentel.

A idealizadora do projeto “De Novo Não”, a diretora da Maternidade Mãe Esperança, Ida Peréa, informa que apesar de todos os esforços que são feitos para diminuir a incidência de adolescentes grávidas em Porto Velho, o número de casos não está diminuindo, por uma série de razões, por isso a necessidade de um esforço coletivo para deter esta tendência.

A promotora da Infância e da Juventude de Porto Velho, Tânia Garcia Santiago, disse ter ficado “impressionada” com o número de participantes do seminário. “A sociedade precisa agir em conjunto para quebrar o ciclo vicioso de famílias formadas por gestações não planejadas em que os filhos também não contam com condições para estudar e trabalhar com dignidade”. Para a promotora, “é praticamente impossível que uma jovem de 16, 17 anos tenha maturidade para ter um filho, por isso é necessário que a sociedade como um todo a família e a escola se comprometam em alertar os adolescentes de que o sexo quando não é seguro pode ter como conseqüência outra vida”.

O Seminário foi realizado através de palestras e debates entre os participantes, onde foi relatado também sobre a violência doméstica contra crianças e adolescente e violência contra a mulher.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal

ASSDACO reforça chamado para a campanha gratuita de prevenção ao câncer neste sábado, em Cacoal

No próximo sábado, dia 13 de dezembro, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza a última edição do ano das campanhas C

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)

Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)