Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa mantém atendimento contínuo contra a Tuberculose nos postos



O calendário de eventos alusivos à promoção da saúde registrou a última terça-feira (17) como o Dia Nacional de Combate a Tuberculose, uma das doenças mais antigas da história da humanidade, identificada há mais de cem anos e os procedimentos de cura identificados há 50 anos . 

A prefeitura de Porto velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou a taxa de incidência da tuberculose na Capital. O levantamento dos índices foi coordenado pelo divisão de controle de doença transmissível respiratória. Os dados mostram que a cada cem mil habitantes, a doença manifesta, em torno de 64,6,sendo que na forma bacilífera, o índice é de 35,6 e a pulmonar chega a escala de 51,4. Os dados demonstram um número alto de casos, que devem ser acompanhados rigorosamente pela saúde pública.

Prevenção e tratamento

Em Porto Velho as 22 unidades de saúde da zona urbana e demais da zona rural dispõem de tratamento e acompanhamento profissional. Além disso a prefeitura realiza o teste de escarro nos postos José Adelino, Rafael Vaz e Silva, Osvaldo Piana e Socialista. Para sensibilizar os profissionais envolvidos, a Semusa realizou vários encontros com agentes e enfermeiros com objetivo de controlar a doença. 

“O momento é oportuno para chamar a atenção da população para o controle e ações de tratamento da Tuberculose, lembrando que entre as políticas públicas da administração Roberto Sobrinho são voltadas para a prevenção e para isso a Semusa possui um setor específico para acompanhar o histórico da doenças na cidade e planejar ações estratégicas de controle” – disse o secretário de saúde Williames Pimentel. 

A prefeitura de Porto Velho esta atenta à evolução da doença no país e sabendo da associação da doença à Aids, realiza um trabalho de controle municipal com atendimento direto nas famílias através das equipes de agentes de saúde. Mais de 400 profissionais saem a campo todos os dias levando informação e cuidados a famílias carentes em situação de risco.

Fonte: Aurimar Lima

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr