Terça-feira, 8 de outubro de 2019 - 11h18

Embora a capital rondoniense tenha atingido a meta de vacinação de 2018, a gestão Hildon Chaves está tomando as medidas necessárias para reforçar a proteção contra o sarampo. Neste sentido, Porto Velho aderiu à campanha nacional lançada pelo Ministério da Saúde contra o sarampo, devido ao surgimento de surtos em outros estados e pelo fato da cidade estar numa região de fronteira, onde já houve casos da doença.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, nesta terça-feira (8), na escola técnica do Sindsaúde, à avenida Calama, 3239, bairro Embratel, será realizada uma reunião técnica para o preparo da campanha que terá início nesta quarta – feira (9) em Porto Velho e segue até o dia 25.
"Apesar desse período de vacinação, o Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, será 19 de outubro", anunciou a titular da Semusa, adiantando que a vacinação será dividida em duas etapas.
Nesta primeira, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, enquanto que, na segunda fase, que vai do dia 18 a 30 de novembro, será imunizado o público na faixa etária dos 20 aos 29 anos.
Esses dois grupos foram os mais acometidos com o sarampo nos estados onde foram registrados surtos da doença, conforme Elizeth Gomes, gerente de imunização da Semusa.
"A vacina contra o sarampo não faz parte do calendário vacinal das crianças de seis a onze meses, porém a imunização desse público é uma estratégia para intensificar a proteção, tendo em vista que é um grupo bastante vulnerável", esclareceu ela, ressaltando que a vacina entra no calendário vacinal a partir de um ano.
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho
Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição
A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero
Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho
Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C
Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)