Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa e parceiros realizam verificam focos do Aedes aegypti


Por conta do período de grande atenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), percorrerá toda a área urbana de Porto Velho para realizar o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho foi programado para acontecer nesta semana, de 11 a 15 de abril.

Serão mais de 350 colaboradores da Semusa, Defesa Civil, 17º Batalhão e 5º BEC que visitarão 6.832 imóveis em todos os bairros da cidade para coletar amostras de larvas do Aedes aegypti. Isso possibilitará entender qual é o risco de infestação em que se encontra a cidade, dando assim suporte às ações que deverão ser desenvolvidas para o tratamento, controle e prevenção da incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O diretor do DCZ, Rodrigo Golin, explica que o último LIRAa deveria ter acontecido em janeiro, mas foi interrompido pelas ações de eliminação dos focos por conta dos casos de zika vírus pelo país. Contudo, nesta semana haverá a retomada do trabalho sob orientação do Ministério da Saúde. Ao fim do levantamento, os bairros serão classificados em uma escala de risco em porcentagens, estabelecendo que de 0 a 0,9% o estado é satisfatório, de 1% a 3,9% o estado é de alerta e que acima de 3,9% o estado é de risco de infestação pelo mosquito. O último LIRAa, de outubro de 2015, apontou um índice de 1,4% de infestação pelo Aedes aegyti, configurando assim estado de alerta na capital.

Rodrigo afirma ainda que o diferencial deste LIRAa é que dentre os colaboradores estarão 341 agentes comunitários de saúde (ACS) somados à cooperação da Defesa Civil e do Exército. A atividade tem foco na coleta de amostras, eventuais descartes de pequenos reservatórios de água parada e na orientação aos moradores sobre os cuidados de prevenção das doenças. “Com base nos dados que obtivermos nesse novo LIRAa poderemos priorizar o combate efetivo ao mosquito nas áreas mais críticas. Mas para que isso seja possível, pedimos que a população colabore e seja receptiva com os nossos agentes e parceiros, que estarão devidamente identificados”, frisou o diretor.

O secretário municipal de saúde, Domingos Fernandes, orienta que a população seja parceira nas ações de prevenção da reprodução do mosquito. “A responsabilidade no combate ao mosquito da dengue é de todos nós, especialmente agora que doenças como a zika e chikungunya também são transmitidas por ele. Mas o caminho é um só: a prevenção. Cada cidadão deve limpar bem seu quintal ou sua empresa, evitar o acúmulo de lixo, recolher possíveis recipientes de água e alertar seus vizinhos e amigos. Nossas equipes trabalham de ponta a ponta, mas a participação da população também é essencial”, alertou Domingos.

Até o momento, de janeiro a abril deste ano foram confirmados 325 casos de dengue, 29 de zika vírus e 8 de febre chikungunya em Porto Velho. Os dados são do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa (DVEA) e podem sofrer alterações por ainda dependerem de confirmação de exames.

Fonte: Collien Rodrigo
 

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)