Quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 16h46
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Instituto do Coração (Incor), Universidade de São Paulo (USP) e Hospital das Clínicas, lançou na manhã desta quarta-feira, 21, o medicamento TNK que pode salvar vítimas de doenças cardíacas.
De acordo com o secretario municipal de Saúde, Williames Pimentel, a medicação custa em torno de 5 mil reais da rede particular, e o paciente terá esse benefício totalmente gratuito.“Fomos procurar o que tinha de melhor que foi o instituto do coração, USP, hospital das Clínicas, fizemos parceria para a capacitação dos nossos médicos objetivando o atendimento a emergências cardiológicas e agora com a medicação devida que é o trombolítico, nossas salas de urgência e emergência se tornam totalmente equipadas”, disse Pimentel.
O secretário disse ainda que as duas UPAS possuem UTI com monitor cardíaco, desfibrilador e outros equipamentos modernos e de grande importância. “E o medicamento é mais um grande passo no atendimento às vitimas de doença cardíaca, esta que é a segunda causadora de morte na cidade sendo a primeira relacionada aos acidentes de trânsito”, observou.
Ele disse também que a medicação já foi encaminhada para as duas UPAs e em seguida os dois prontos atendimentos 24 horas Jose Adelino e Ana Adelaide e que o município passa a disponibilizar de forma completa o atendimento de urgência e emergência cardiológica. “Nossos médicos estão preparados, passaram por outro aperfeiçoamento recentemente, estamos colocando toda a medicação nas nossas salas vermelhas para estabilizar o paciente do risco de morte. Enfim, é um processo novo que estamos colocando à disposição da sociedade lançando em primeira mão com a presença do Dr. Sérgio Timermam, reconhecido nacionalmente e mundialmente”, esclareceu Williames Pimentel.
O Dr. Sérgio Timerman, da USP, falou da importância de se estruturar o setor público de saúde para este tipo de atendimento que tem tendência de crescimento. “A população precisar ter apoio do município, saber o que fazer diante de um cardíaco, e onde procurar o atendimento e que este atendimento seja eficaz. Uma cidade que oferece este atendimento dá condições de atender rapidamente e reverter o infarto. E este medicamento que hoje passa a ser disponibilizado pelo Município tem experiências de sucesso no país. Com o uso dele no Brasil tem se conseguido reduzir a morte por infarto”, disse Timerman.
Fonte: Janiele Viana
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)