Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa apresenta ações de combate à dengue


O Secretário Municipal de Saúde, José Macário Barros e parte de sua equipe técnica, a convite dos vereadores, estiveram na tarde desta segunda-feira (18) no plenário da Câmara Municipal de Porto Velho a fim de esclarecer as ações de controle e combate à dengue na capital. Em 2012, foram registrados 460 casos suspeitos, destes 130 foram confirmados, sendo 2 de dengue hemorrágica.

Este ano, somente em janeiro já foram notificados 320 casos, nenhum óbito foi registrado até o momento, mas a Semusa atua com a possibilidade de uma epidemia e por este motivo tem intensificado os trabalhos. “A dengue e a malária convivem conosco e este surto já era esperado através de estudos realizados pela secretaria, não é nenhuma novidade, por isto estamos trabalhando em parceria com o Estado, Corpo de Bombeiros e Exército em ações de educação e prevenção” disse o secretário.
A prefeitura, através da Semusa, atua com um plano de contingência onde estão sendo realizadas pesquisas e eliminação de criadouros, borrifação, dedetização e identificação dos casos através de exames do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Um dos questionamentos dos vereadores foi com relação a um levantamento dos focos nos bairros. O secretário explicou que o município já atende as normas do Ministério da Saúde, que determina que os mesmos sejam realizados 3 vezes ao ano, sendo que Porto Velho está a frente e faz a cada 3 meses, ou seja, 4 vezes ao ano, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes. O último Lira divulgado recentemente detectou o índice 6.8%, o maior desde 2009, ano da última epidemia. O levantamento apontou o lixo como principal responsável pelos criadouros, sendo 38%.

Visitas

Outras ações realizadas pela Secretaria são os mutirões e o projeto de formação de multiplicadores infantis. Com o apoio de 35 homens do exército, os agentes de endemias estão realizando visitas diárias casa a casa, orientando e eliminando os depósitos de água e tratando os criadouros. Já as crianças estão sendo capacitadas através do projeto “Todos contra a dengue” onde por meio de oficinas para os alunos (grupo de 20 por turno) recebam orientações e passem a transmitir os cuidados de prevenção às suas famílias e à comunidade onde residem.

Outro tema apontado pelos legisladores municipais é a demissão de agentes de endemias terceirizados através de contrato temporário mantido pelas usinas hidrelétricas do rio Madeira, por meio de suas compensações socioambientais, que estabelece a redução gradual dos profissionais por um período de três anos. Pelo menos 50% deste pessoal será dispensado. A preocupação é justamente por este período ser crítico e o número de servidores desta função ser carente para atender a demanda do município, apenas 49 agentes. Neste caso, Macário Barros sugeriu que seja criada uma comissão para que em diálogo com os consórcios, reverta este quadro.

Fonte: Renata Beccária
 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)