Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Seminário debate hipotireoidismo no Brasil


A cidade de São Paulo será sede, neste fim de semana, do ‘Seminário Hipotiroidismo Congênito no Brasil e na América do Sul - Estado atual e perspectivas futuras’. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Tireóide e contará com a participação de um representante de Rondônia, o endocrinologista Demétrio Castiel, apresentará os dados sobre a ocorrência da doença em Rondônia e demais estados da Região Norte. Castiel é responsável pelo acompanhamento dos pacientes portadores de hipotireoidismo que recebem tratamento pelo Centro de Referência do Estado de Rondônia, o Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal).

O endocrinologista será palestrante do evento e abordará o tema ‘Dificuldades de cobertura, diagnóstico final e tratamento do recém-nascido com hipotireoidismo congênito na Região Norte’. “Vamos falar sobre as dificuldades de diagnóstico e tratamento em Rondônia, as dificuldades de acesso a realização do exame de Triagem Neonatal dos recém-nascidos devido às barreiras naturais da região e apresentar dados estatísticos de incidência da doença na Região Norte".

O médico acrescenta ainda que será apresentado um panorama de como está o tratamento que é disponibilizado aos portadores de hipotireoidismo, tempo entre a realização do exame e a primeira consulta do paciente. “As estatísticas apresentadas serão referentes a recém-nascidos e crianças, público específico de atendimento do Nativida”.
 

Sobre o hipotireoidismo

O hipotireoidismo, também conhecido como insuficiência tireoidiana é uma doença metabólica que se caracteriza por uma produção insuficiente de hormônios tireoidianos (T3 e T4). Estes hormônios produzidos pela glândula tireóide têm um papel metabólico essencial no organismo, portanto, uma redução da produção destes pode desencadear diversos sintomas por todo o corpo.

O paciente portador dessa doença necessita de tratamento e acompanhamento médico permanente para corrigir a deficiência da tireóide, com a reposição de hormônios. Em alguns casos a doença se manifesta de forma transitória e o tratamento é temporário.

Fonte: Eficaz Comunicação

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Carreta oftalmológica realiza mais de 700 cirurgias em menos de um mês em Porto Velho

Ação estratégica da Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Governo Federal, os atendimentos promovidos ao longo de todo o mês de fevereiro pela C

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

Prefeitura orienta sobre acesso ao implanon em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforçam que o acesso ao implanon vai ocorrer por meio da rede pública municipa

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Mutirão do Implanon: prefeito Léo Moraes promove ação para 1.700 mulheres de Porto Velho

Neste sábado (28), o prefeito Léo Moraes dá início a mais uma ação voltada à saúde da mulher em Porto Velho, o mutirão do implanon. A iniciativa vai

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)