Sexta-feira, 25 de maio de 2012 - 09h48
A cidade de São Paulo será sede, neste fim de semana, do ‘Seminário Hipotiroidismo Congênito no Brasil e na América do Sul - Estado atual e perspectivas futuras’. O evento faz parte da programação da Semana Mundial da Tireóide e contará com a participação de um representante de Rondônia, o endocrinologista Demétrio Castiel, apresentará os dados sobre a ocorrência da doença em Rondônia e demais estados da Região Norte. Castiel é responsável pelo acompanhamento dos pacientes portadores de hipotireoidismo que recebem tratamento pelo Centro de Referência do Estado de Rondônia, o Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal).
O endocrinologista será palestrante do evento e abordará o tema ‘Dificuldades de cobertura, diagnóstico final e tratamento do recém-nascido com hipotireoidismo congênito na Região Norte’. “Vamos falar sobre as dificuldades de diagnóstico e tratamento em Rondônia, as dificuldades de acesso a realização do exame de Triagem Neonatal dos recém-nascidos devido às barreiras naturais da região e apresentar dados estatísticos de incidência da doença na Região Norte".
O médico acrescenta ainda que será apresentado um panorama de como está o tratamento que é disponibilizado aos portadores de hipotireoidismo, tempo entre a realização do exame e a primeira consulta do paciente. “As estatísticas apresentadas serão referentes a recém-nascidos e crianças, público específico de atendimento do Nativida”.
Sobre o hipotireoidismo
O hipotireoidismo, também conhecido como insuficiência tireoidiana é uma doença metabólica que se caracteriza por uma produção insuficiente de hormônios tireoidianos (T3 e T4). Estes hormônios produzidos pela glândula tireóide têm um papel metabólico essencial no organismo, portanto, uma redução da produção destes pode desencadear diversos sintomas por todo o corpo.
O paciente portador dessa doença necessita de tratamento e acompanhamento médico permanente para corrigir a deficiência da tireóide, com a reposição de hormônios. Em alguns casos a doença se manifesta de forma transitória e o tratamento é temporário.
Fonte: Eficaz Comunicação
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)