Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

SAÚDE: Lideranças indígenas reconhecem melhorias



Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) de Porto Velho e Vilhena afirmam que o atendimento de saúde prestado pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) a população de mais de 14 mil índios vem melhorando de forma significativa. A distribuição contínua de medicamentos aos postos de saúde das aldeias, é considerada por eles, como um dos fatores responsáveis por esta mudança.   

Para o presidente do Condisi/Vilhena, Nelson Mutzie, "os medicamentos têm suprido a necessidade das comunidades indígenas. Atualmente, não faltam remédios, ao contrário de anos anteriores. Ele ressaltou que o atendimento de saúde vem melhorando".

"A distribuição de medicamentos para os postos de saúde das aldeias, esta melhor que no Sistema único de Saúde (SUS)", afirmou o presidente Condisi/Porto Velho, Aurélio Tenharin. Segundo ele, quando faltam medicamentos a Coordenação Regional compra.

Aurélio Tenharin disse ainda, que hoje, após quase nove anos prestando serviços de saúde nas aldeias, a Funasa sabe trabalhar com os indígenas. "Anteriormente a saúde indígena passou por situações difíceis", lembrou o líder

Distribuição

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho recebeu nos últimos dois meses três remessas de medicamentos. Até o final deste mês está prevista a chegada de mais um lote. 

"Essas remessas não são periódicas, mas não faltam medicamentos nas aldeias. Quando é necessária a utilização de remédios para tratamento de casos mais complexos, a Funasa compra", afirmou o farmacêutico da Dsei Porto Velho, Fábio Perondi.

De acordo com a farmacêutica do Dsei Vilhena, Núbia Aparecida do Nascimento todos os medicamentos que chegam ao Dsei são encaminhados imediatamente aos Pólos Bases e Casais. O restante fica armazenado, sendo repassado de acordo com a necessidade de cada aldeia.

Fonte: Ascom-Funasa/RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)