Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

SAÚDE: Lideranças indígenas reconhecem melhorias



Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) de Porto Velho e Vilhena afirmam que o atendimento de saúde prestado pela Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO) a população de mais de 14 mil índios vem melhorando de forma significativa. A distribuição contínua de medicamentos aos postos de saúde das aldeias, é considerada por eles, como um dos fatores responsáveis por esta mudança.   

Para o presidente do Condisi/Vilhena, Nelson Mutzie, "os medicamentos têm suprido a necessidade das comunidades indígenas. Atualmente, não faltam remédios, ao contrário de anos anteriores. Ele ressaltou que o atendimento de saúde vem melhorando".

"A distribuição de medicamentos para os postos de saúde das aldeias, esta melhor que no Sistema único de Saúde (SUS)", afirmou o presidente Condisi/Porto Velho, Aurélio Tenharin. Segundo ele, quando faltam medicamentos a Coordenação Regional compra.

Aurélio Tenharin disse ainda, que hoje, após quase nove anos prestando serviços de saúde nas aldeias, a Funasa sabe trabalhar com os indígenas. "Anteriormente a saúde indígena passou por situações difíceis", lembrou o líder

Distribuição

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho recebeu nos últimos dois meses três remessas de medicamentos. Até o final deste mês está prevista a chegada de mais um lote. 

"Essas remessas não são periódicas, mas não faltam medicamentos nas aldeias. Quando é necessária a utilização de remédios para tratamento de casos mais complexos, a Funasa compra", afirmou o farmacêutico da Dsei Porto Velho, Fábio Perondi.

De acordo com a farmacêutica do Dsei Vilhena, Núbia Aparecida do Nascimento todos os medicamentos que chegam ao Dsei são encaminhados imediatamente aos Pólos Bases e Casais. O restante fica armazenado, sendo repassado de acordo com a necessidade de cada aldeia.

Fonte: Ascom-Funasa/RO

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr