Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde do bebê: alta precisão em diagnósticos




O tempo médio de gestação do ser humano é de 40 semanas, em torno de 9 meses, onde a família prepara a casa e a rotina para receber um bebê e suas necessidades. Mas e quando a gravidez apresenta algum problema, ou existe a desconfiança de possíveis alterações na saúde da criança?

Essa preocupação deve ser constante durante todo o período de formação do embrião e feto. Por isso, a mãe precisa realizar diversos exames para constatar esse desenvolvimento. Os principais incluem:

- Laboratoriais: como o hemograma, glicemia, urina tipo 1, VDRL, HIV, sorológicos e tipo sanguíneo;

- Cardiotografia: para escutar os batimentos do coração do bebê e;

- Ultrassonografias: que incluem algumas diferenças de uso, de acordo com as semanas de gestação.

A ultrassom transvaginal, em geral é utilizada para confirmar a gravidez nas primeiras semanas. A obstétrica para mensurar a idade gestacional do embrião. A morfológica observa a estrutura e perfeita formação do feto. E a 3D/4D oferece um suporte na visualização e documentação de algumas das malformações; permite estudar a superfície fetal e; oferece uma imagem de bebê em 3D, para apreciação da mãe e familiares.

A partir de 19 semanas de gestação, se a ultrassonografia levantar dúvidas quanto a saúde do bebê, o especialista pode indicar a Ressonância Magnética Fetal para confirmação de possíveis lesões ou malformação fetal, pois este exame oferece um estudo mais detalhado das partes do corpo, e auxilia o planejamento do parto ou de procedimentos cirúrgicos intra-útero, quando indicados.

A Ressonância Magnética de Alto Campo, com 1,5 Tesla, é uma das mais avançadas tecnologias deste porte, presente em Porto Velho (RO) no Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica. Com o equipamento, nenhuma ação biológica significante foi relatada até o momento sobre o feto na prática clínica, e ele oferece uma maior segurança em diagnósticos de malformações e possíveis síndromes fetais, que quanto mais cedo forem descobertas, melhor pode ser a qualidade de vida da criança.

O agendamento de exames no Núcleo Daia pode ser feito através de rede particular ou com os diversos planos de saúde conveniados, na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadianostica.com.br. Para a entrega, além do setor de retirada de laudos, o cliente ainda pode optar pelo recebimento através do sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, ou a solicitação de entrega em domicílio, como também no próprio consultório do médico.

Fonte: Comunica

 

Mais Sobre Saúde