Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde do bebê: alta precisão em diagnósticos




O tempo médio de gestação do ser humano é de 40 semanas, em torno de 9 meses, onde a família prepara a casa e a rotina para receber um bebê e suas necessidades. Mas e quando a gravidez apresenta algum problema, ou existe a desconfiança de possíveis alterações na saúde da criança?

Essa preocupação deve ser constante durante todo o período de formação do embrião e feto. Por isso, a mãe precisa realizar diversos exames para constatar esse desenvolvimento. Os principais incluem:

- Laboratoriais: como o hemograma, glicemia, urina tipo 1, VDRL, HIV, sorológicos e tipo sanguíneo;

- Cardiotografia: para escutar os batimentos do coração do bebê e;

- Ultrassonografias: que incluem algumas diferenças de uso, de acordo com as semanas de gestação.

A ultrassom transvaginal, em geral é utilizada para confirmar a gravidez nas primeiras semanas. A obstétrica para mensurar a idade gestacional do embrião. A morfológica observa a estrutura e perfeita formação do feto. E a 3D/4D oferece um suporte na visualização e documentação de algumas das malformações; permite estudar a superfície fetal e; oferece uma imagem de bebê em 3D, para apreciação da mãe e familiares.

A partir de 19 semanas de gestação, se a ultrassonografia levantar dúvidas quanto a saúde do bebê, o especialista pode indicar a Ressonância Magnética Fetal para confirmação de possíveis lesões ou malformação fetal, pois este exame oferece um estudo mais detalhado das partes do corpo, e auxilia o planejamento do parto ou de procedimentos cirúrgicos intra-útero, quando indicados.

A Ressonância Magnética de Alto Campo, com 1,5 Tesla, é uma das mais avançadas tecnologias deste porte, presente em Porto Velho (RO) no Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica. Com o equipamento, nenhuma ação biológica significante foi relatada até o momento sobre o feto na prática clínica, e ele oferece uma maior segurança em diagnósticos de malformações e possíveis síndromes fetais, que quanto mais cedo forem descobertas, melhor pode ser a qualidade de vida da criança.

O agendamento de exames no Núcleo Daia pode ser feito através de rede particular ou com os diversos planos de saúde conveniados, na central de atendimento no telefone, (69) 2182-0100 e pelo site www.daiadianostica.com.br. Para a entrega, além do setor de retirada de laudos, o cliente ainda pode optar pelo recebimento através do sistema Drive Thru que garante facilidade e agilidade no processo, ou a solicitação de entrega em domicílio, como também no próprio consultório do médico.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)