Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Saúde bucal: Média em Porto Velho chega a 600 por mês



Desde 207 que o município de Porto Velho participa do programa “Brasil Sorridente”, do Governo Federal. Por meio do programa são oferecidos à população tratamento para casos de média complexidade como diagnóstico de câncer da boca, tratamento de canal, tratamento de doenças da gengiva, entre outras.

Por ser um programa de saúde voltado à atenção básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a odontóloga da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ancy Riva, explicou que a adesão ao programa tem permitido ao município ampliar esses atendimentos à população de baixa renda que é prestado nos três centros de referências, as policlínicas Manoel Amorim de Matos, Hamilton Raudino Gondim e José Adelino da Silva.

“Essa ação da prefeitura, em parceria com o Governo Federal, vem ao encontro do que preconizam as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, que é garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta, para assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde bucal dessas pessoas”, disse.

Por mês, são feitos em média 600 procedimentos que são realizados por uma equipe formada por um odontólogo e um auxiliar. Em todo município são 72 duas equipes atuando, sendo 16 na zona rural (distritos) e 46 na área urbana.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil, historicamente, caracterizava-se por ações de baixa complexidade, na suas maiorias curativas e mutiladoras, com acesso restrito. A grande parcela dos municípios brasileiros desenvolvia ações para a faixa etária escolar, de 6 a 12 anos, e gestantes. Os adultos e os idosos tinham acesso apenas a serviços de pronto atendimento e urgência, geralmente mutiladores (extrações).

Isso caracterizava a odontologia como uma das áreas da saúde com extrema exclusão social. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal — SB Brasil — concluído em 2003 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente.

É justamente esse quadro que a Prefeitura de Porto Velho quer reverter nas próximas décadas com a participação no programa federal. Juntamente com o Brasil Sorridente, a Semusa também desenvolve programas próprios que na somatória, tem assegurado a prestação do serviço à população de baixa renda.

Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)