Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Rondônia promove 6º Encontro Estadual do Grupo de autocuidado em Hanseníase e inspira outros estados


Encontros fortalecem e permitem aprendizado mútuo; possuem significado importante para quem adoece de hanseníase - Gente de Opinião
Encontros fortalecem e permitem aprendizado mútuo; possuem significado importante para quem adoece de hanseníase

Pessoas acometidas por hanseníase em Rondônia participaram, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Porto Velho, do 6º Encontro Estadual do Grupo de autocuidado em Hanseníase, que este ano, devido ao contexto da vulnerabilidade ocasionada pela pandemia do coronavírus, trouxe como tema principal, a saúde emocional. No total, cerca de 30 pessoas participaram do evento. O encontro é realizado uma vez por ano e esta edição reuniu pessoas de Porto Velho, Monte Negro, Ariquemes, Pimenta Bueno e Rolim de Moura.

O grupo de autocuidado existe há seis anos e entre seus objetivos está o de promover integração entre os participantes. Para o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, é uma oportunidade para que as equipes de saúde ouçam os relatos dos pacientes, para que juntos possam trabalhar políticas públicas em benefício do grupo.

“Os técnicos falaram sobre temas importantes e posso destacar o acolhimento, que é algo tão importante no enfrentamento dessa doença que é milenar, mas que infelizmente ainda acomete muita gente e o pior, é estigmatizada. Por isso temos que ter equipes bem preparadas para acompanhar os pacientes no amplo sentido”, disse Gregório.

Edivânia Silva Vaz, 43 anos é do município de Ariquemes e participa do encontro desde a 1ª edição, em 2017. Garante que aprova a iniciativa, principalmente por permitir aprendizado. “Os profissionais nos ensinam a interagir mais com as outras pessoas. Conversamos bastante e trocamos experiências, apoiamos uns aos outros”, diz.

Foram trabalhadas questões como autoestima, projeto Art’s Biohans, acolhimento e direitos da pessoa acometida da Hanseníase

Em Ariquemes, Edivânia trabalha como diarista, mas nas horas vagas também é artesã e faz parte do projeto Art’s Biohans. “O artesanato uso como uma terapia, me ajuda a distrair no pouco tempo que tenho”, afiança.

A coordenadora de Hanseníase da Agevisa, Albanete Mendonça, explica que o foco do evento foi a temática saúde mental, mas os assuntos discutidos perpassaram por todo o autocuidado necessário para o enfrentamento da hanseníase. “Como a doença é incapacitante é importante a realização dessas atividades. Os pacientes têm uma vida difícil, por isso é preciso todo cuidado para prevenir e reparar danos emocionais e físicos”, destaca.

Também foram trabalhadas questões como autoestima, ajuda mútua, assuntos relacionados ao projeto Art’s Biohans, acolhimento e direitos da pessoa acometida pela doença.

A coordenadora estadual de Hanseníase no Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha Coriolano, falou sobre a importância do registro de práticas discriminatórias contra à pessoa acometida da hanseníase. “A prática discriminatória existe pela falta de informação por parte das pessoas, mas não conseguimos fazer o enfrentamento se não tiver registro. É muito importante que o paciente denuncie para à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), para o Observatório ou ligue para o número 136. Não podemos deixar impune qualquer tipo de prática discriminatória”, orienta.

As denúncias são geralmente apresentadas ao Observatório Nacional de Direitos Humanos e Hanseníase.

Hellen Xavier, coordenadora de projetos da NHR Brasil, ressaltou a importância do evento anual. “Os encontros fortalecem e permitem aprendizado mútuo. Têm um significado importante para quem adoece de hanseníase, sem contar que atenua o olhar para a realização de projetos que promovam políticas públicas”, frisa.

A coordenadora explicou ainda que o enfrentamento à hanseníase em Rondônia inspira grupos de outros estados. “A implementação dos projetos e os encontros nos permitem enxergar os pacientes em sua integralidade. Ouvimos relatos e histórias de superação. Rondônia possui muitas histórias inspiradoras, o projeto Art’s Biohans, por exemplo, está servindo de referência para que outros estados desenvolvam também”.

O projeto Art’s Biohans contribui para que as famílias se restabeleçam de maneira socioeconômica, por meio da produção e comercialização de biojoias.

Participaram do 6º Encontro Estadual do Grupo de autocuidado em Hanseníase, técnicos do Hospital Santa Marcelina, da Agevisa e da ONG NHR Brasil, parceira do projeto Art’s Biohans.

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

ASSDACO anuncia mais uma campanha de prevenção ao câncer em Corumbiara

O município de Corumbiara, localizado na região Cone Sul de Rondônia, recebe no próximo sábado, dia 17 de maio, mais uma edição das Campanhas Combon

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

TCE realiza fiscalizações em unidades de saúde de Cacoal

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deflagrou, esta semana, uma grande operação na área da saúde, em municípios da região Central do Estado e

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)