Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

R$ 500 milhões de investimento no Cemetron


Gente de Opinião

Com o aparelho Genexpert é possível ter o diagnóstico da tuberculose em 2h

Prestes a completar 30 anos de fundação, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, encerrou o ano de 2017 contabilizando investimentos de R$ 554,050 milhões, 413.424 atendimentos e 100% de satisfação nos meses de outubro e novembro, mesmo percentual observado em agosto, conforme pesquisa interna realizada junto aos pacientes com vistas identificar possíveis necessidades que possam ser solucionadas de imediato ou em longo prazo.

De acordo com a diretora Stella Zimmerli,  para 2018, a expectativa é que seja construída uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dez leitos, ampliando o total para 17.

Entre as inovações do ano passado, Stella Zimmerli citou a aquisição, numa parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), de um aparelho (Genexpert) que garante o diagnóstico com mais rapidez da tuberculose, em apenas 2h, enquanto antes era em 24h, pois eram necessárias três pesquisas de escarro e hoje apenas uma. Outra vantagem é que o equipamento permite a pesquisa de quatro amostras de uma vez e pelo sistema manual era individualmente.

Ainda em 2017 foi feita a troca do processador de raios-X por um digital, gerando menos impacto ambiental; e foi adquirida uma ambulância para o transporte de pacientes com quadro grave. Investimentos também foram feitos no quatro de servidores com a contratação de médicos infectologistas e técnicos de enfermagem, de laboratório e de nutrição em substituição aos emergenciais.

Dos mais de 400 mil atendimentos realizados no Cemetron, 1.868 resultaram em internações, 7.310 foram consultas ambulatoriais e 204.992 exames laboratoriais. As doenças com maior número de casos foram a aids (413), tuberculose (215), acidentes ofídicos ou picada de cobra (152), leishmaniose (93), malária vital (85) e hepatite B (48).

Entre as ações de humanização do ambiente, a diretora lembrou a reforma do chapéu, que é um espaço de lazer para os pacientes internos; e criação de um jardim, melhorando o aspecto visual no entorno da unidade de saúde, que além de Rondônia é referência para moradores dos estados vizinhos, como Amazonas, Acre e Norte do Mato Grosso, e até da Bolívia.

Leia mais:

Cemetron controla mais de 80% de suas atividades ambientais e é
referência em redução de gastos com resíduos de serviços de saúde

 


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)