Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Qualidade de vida no trabalho


Agir preventivamente é o objetivo do programa de Ginástica Laboral implantado na Unimed Ji-Paraná

Juliana Coelho

O corpo é uma das mais importantes ferramentas de trabalho. Se ele está dolorido, tenso ou foi forçado a permanecer em uma posição desconfortável, a probabilidade de o desempenho profissional sofrer danos é grande. Afinal, ninguém consegue sentir ânimo e bom humor se a coluna lateja, os olhos ardem e os dedos repuxam. Para poupar os funcionários de incômodos que prejudicam as atividades e a saúde, cada vez mais empresas têm adotado a prática da ginástica laboral.

Trata-se de uma série de exercícios leves e de curta duração, feitos no próprio ambiente de trabalho, que não sobrecarregam os funcionários. Ao contrário: reduzem e previnem problemas ocupacionais, principalmente, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), além de permitir que todos executem o trabalho com disposição. A longo prazo, ainda melhoram a qualidade de vida.

Na unimed Ji-Paraná, os sessenta funcionários da empresa são beneficiados pelo programa de ginástica laboral implantado pela Cooperativa. A atividade física antes da jornada de trabalho é feita duas vezes por semana, com duração de 15 minutos, sob orientação de um professor de educação física. Para que os resultados sejam ainda mais compensadores o programa será estendido para cinco dias da semana.

Agir preventivamente é o objetivo do programa que, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, corrigir vícios de postura e prevenir a fadiga, integra e motiva a equipe. A empresa ganha com a diminuição de ausências no trabalho, o colaborador ganha em saúde e os clientes ganham com um atendimento melhor e um serviço de mais qualidade.

D I C A S

 TRABALHADORES QUE CARREGAM PESO

○ Devem fazer alongamentos de braço, pernas, ombros e músculos peitorais;

○ Para os que caminham muito é importante alongar a panturrilha e a lombar tentando pôr as mãos no chão;

○ Deixar os braços relaxarem por cerca de 10 minutos, sem fazer força alguma.

TRABALHADORES QUE PASSAM MUITO TEMPO NO COMPUTADOR

○ A cada duas horas é necessário se levantar e dar uma caminhada pelo próprio local de trabalho, melhorando a circulação nas pernas;

○ Também devem alongar a lombar;

○ Alongar o peitoral cruzando os braços nas costas;

○ Puxar os punhos e os dedos para baixo e para cima;

○ Olhar para lugares longe e lugares perto, mudando o foco da visão. Fazer isso ao menos cinco vezes ao dia evitando cansar a vista.

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais