Sábado, 29 de dezembro de 2007 - 16h05
Agir preventivamente é o objetivo do programa de Ginástica Laboral implantado na Unimed Ji-Paraná
Juliana Coelho
O corpo é uma das mais importantes ferramentas de trabalho. Se ele está dolorido, tenso ou foi forçado a permanecer em uma posição desconfortável, a probabilidade de o desempenho profissional sofrer danos é grande. Afinal, ninguém consegue sentir ânimo e bom humor se a coluna lateja, os olhos ardem e os dedos repuxam. Para poupar os funcionários de incômodos que prejudicam as atividades e a saúde, cada vez mais empresas têm adotado a prática da ginástica laboral.
Trata-se de uma série de exercícios leves e de curta duração, feitos no próprio ambiente de trabalho, que não sobrecarregam os funcionários. Ao contrário: reduzem e previnem problemas ocupacionais, principalmente, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), além de permitir que todos executem o trabalho com disposição. A longo prazo, ainda melhoram a qualidade de vida.
Na unimed Ji-Paraná, os sessenta funcionários da empresa são beneficiados pelo programa de ginástica laboral implantado pela Cooperativa. A atividade física antes da jornada de trabalho é feita duas vezes por semana, com duração de 15 minutos, sob orientação de um professor de educação física. Para que os resultados sejam ainda mais compensadores o programa será estendido para cinco dias da semana.
Agir preventivamente é o objetivo do programa que, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, corrigir vícios de postura e prevenir a fadiga, integra e motiva a equipe. A empresa ganha com a diminuição de ausências no trabalho, o colaborador ganha em saúde e os clientes ganham com um atendimento melhor e um serviço de mais qualidade.
|
D I C A S |
|
TRABALHADORES QUE CARREGAM PESO |
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)