Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Qualidade de vida no trabalho


Agir preventivamente é o objetivo do programa de Ginástica Laboral implantado na Unimed Ji-Paraná

Juliana Coelho

O corpo é uma das mais importantes ferramentas de trabalho. Se ele está dolorido, tenso ou foi forçado a permanecer em uma posição desconfortável, a probabilidade de o desempenho profissional sofrer danos é grande. Afinal, ninguém consegue sentir ânimo e bom humor se a coluna lateja, os olhos ardem e os dedos repuxam. Para poupar os funcionários de incômodos que prejudicam as atividades e a saúde, cada vez mais empresas têm adotado a prática da ginástica laboral.

Trata-se de uma série de exercícios leves e de curta duração, feitos no próprio ambiente de trabalho, que não sobrecarregam os funcionários. Ao contrário: reduzem e previnem problemas ocupacionais, principalmente, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), além de permitir que todos executem o trabalho com disposição. A longo prazo, ainda melhoram a qualidade de vida.

Na unimed Ji-Paraná, os sessenta funcionários da empresa são beneficiados pelo programa de ginástica laboral implantado pela Cooperativa. A atividade física antes da jornada de trabalho é feita duas vezes por semana, com duração de 15 minutos, sob orientação de um professor de educação física. Para que os resultados sejam ainda mais compensadores o programa será estendido para cinco dias da semana.

Agir preventivamente é o objetivo do programa que, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, corrigir vícios de postura e prevenir a fadiga, integra e motiva a equipe. A empresa ganha com a diminuição de ausências no trabalho, o colaborador ganha em saúde e os clientes ganham com um atendimento melhor e um serviço de mais qualidade.

D I C A S

 TRABALHADORES QUE CARREGAM PESO

○ Devem fazer alongamentos de braço, pernas, ombros e músculos peitorais;

○ Para os que caminham muito é importante alongar a panturrilha e a lombar tentando pôr as mãos no chão;

○ Deixar os braços relaxarem por cerca de 10 minutos, sem fazer força alguma.

TRABALHADORES QUE PASSAM MUITO TEMPO NO COMPUTADOR

○ A cada duas horas é necessário se levantar e dar uma caminhada pelo próprio local de trabalho, melhorando a circulação nas pernas;

○ Também devem alongar a lombar;

○ Alongar o peitoral cruzando os braços nas costas;

○ Puxar os punhos e os dedos para baixo e para cima;

○ Olhar para lugares longe e lugares perto, mudando o foco da visão. Fazer isso ao menos cinco vezes ao dia evitando cansar a vista.

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)