Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Profissionais da saúde pública e privada de Porto Velho são capacitados contra Influenza A


Gente de Opinião

Lacen faz o exame em Rondônia

Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) reuniram ontem, terça-feira (28) profissionais da área da saúde de Porto Velho, das redes pública e privada, para uma capacitação relacionada à coleta correta, manuseio e envio de material para análise laboratorial e diagnóstico da H1N1 (Influenza A).

Por ser responsável em todo estado pelo diagnóstico da doença, o Lacen já realizou capacitação também com profissionais do interior. A proposta é padronizar os resultados, com os exames realizados e processados conforme determina o Ministério da Saúde.

“A partir destas capacitações, os técnicos das unidades de saúde poderão realizar o correto procedimento de coleta, transporte e envio de material para a análise”, disse o diretor-geral do Lacen, Luiz Tagliani, explicando que hoje a coleta é realizada por um técnico do laboratório no local em que está o paciente com suspeita de H1N1.

Segundo Tagliani, o governo de Rondônia tem investido muito nos servidores, bem como, na prevenção de doenças, como é o caso da influenza, enviando equipes para capacitação em Brasília e São Paulo; e efetivando a aquisição de novos equipamentos para diagnósticos mais rápidos e precisos.

A técnica Zilda Barroso, responsável pela vigilância da influenza em Rondônia, informou que em 2015 foram realizados 15 exames com suspeita de H1N1, mas “nenhum caso foi confirmado, evoluindo naturalmente para a cura total”.

Gente de Opinião

Diretor do Lacen, Luiz Tagliane

O diretor lembrou que os sintomas da influenza, que são febre muito alta, dores nas articulações e corpo, irritação nos olhos e, em casos mais graves, vômitos e diarreia, podem ser confundidos com os da gripe e dengue. “Por isso, ao sentir esses sintomas, não se automedique. Busque atendimento médico o mais depressa possível”, orientou Tagliani.

A gripe H1N1 ou Influenza A é provocada pelo vírus de mesmo nome, e é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados; e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava.


Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Esio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)