Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura vai realizar mutirão de combate a dengue no bairro São Sebastião



Na próxima terça feira (26), a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Unidade de Saúde do bairro São Sebastião, iniciará um mutirão contra o mosquito da dengue. O objetivo é combater os focos da doença nos quintais das casas e nas vias públicas. Agentes de Endemias e de Saúde vão percorrer todas as residências e terrenos baldios. Farta quantidade de panfletos contendo orientações será distribuída aos moradores.

O mutirão foi definido durante reunião que aconteceu na manhã desta quinta feira (21), na Unidade de Saúde do São Sebastião, com presença de representantes da Semusa e Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ). De acordo com a diretora da unidade, Silvia Miranda, a última pesquisa realizada no bairro apontou um grande índice de potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue. “A cada dez casas, sete apresentaram focos”, declarou.

Para combater a doença antes que o período das chuvas chegue e a dengue se torne ainda mais intensa, os agentes de saúde vão orientar os moradores para eliminar dos quintais todos os objetos que possam acumular água, servindo posteriormente para que o mosquito deposite seus ovos. Será também aplicado o fumacê e larvicidas. As equipes do mutirão ainda terão o apoio de um carro de som para auxiliar na conscientização das pessoas.

O mutirão será realizado posteriormente nos bairros Balsa e Costa e Silva. Depois de 60 dias, as equipes retornarão às residências. “As famílias que não tiveram eliminados os criadouros serão notificadas e o caso encaminhado ao Ministério Público, para que tome as providências necessárias, conforme determina a lei”, alertou.

Por enquanto, segundo Silvia Miranda, nenhum caso de dengue foi registrado pela Unidade de Saúde do São Sebastião. Ela apela para que as pessoas eliminem dos quintais pneus velhos, garrafas, plantas, tampas de garrafas e até cascas de ovo, dentre outros que acumulam água e podem se tornar criadouros do Aedes Aegypti. Pede ainda que cuidem das caixas d’água, mantendo-as tampadas, pois estas ainda são o principal ponto de proliferação do inseto.

Fonte: Augusto José

  

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)