Quinta-feira, 1 de julho de 2010 - 10h02
A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) representaram a Prefeitura de Porto Velho no lançamento da campanha do Ministério da Saúde sobre os 100 anos da descoberta da anemia falciforme, doença que tem maior incidência sobre a população negra. Voltada aos meios de comunicação, usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha foi lançada por meio de uma videoconferência e transmitido simultaneamente pela internet. Na capital de Rondônia, o evento ocorreu no Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida), instituição que é referência no tratamento da AF na região Norte.
A doença crônica herdada dos pais caracterizada pela anemia profunda, que causa dores nos ossos e nas juntas, podendo levar o paciente à morte. A enfermidade é provocada por uma hemoglobina mutante ligada à descendência de populações originárias principalmente da África subsaariana, mas também da Índia, da Arábia Saudita e de países mediterrâneos. Sua incidência está relacionada à quantidade de portadores desse gene na população de uma região, os quais – os portadores do traço falciforme – são indivíduos saudáveis que receberam a hemoglobina mutante de um único genitor. Para a campanha foram confeccionadas peças para comunicação de massa como outdoors, busdoors, cartazes, folders, camisetas e spots para rádio e TV. A idéia é “bombardear” a sociedade com informações para tornar mais visível esse grave problema de saúde pública.
Diagnóstico
Em todo o Estado de Rondônia, de acordo com levantamento recente feito pela Nativida, existem 82 casos diagnosticados de anemia falciforme, todos detectados em bebês. O coordenador do Serviço de Referência de Triagem Neonatal, da nativida, explicou que os casos, depois de confirmados, o paciente é encaminhado ao tratamento fica também recebendo o acompanhamento médico, que visam minimizar os efeitos da doença que não tem cura. Após a adolescência, o caso é passado para a rede pública, mas sem perder o monitoramento do órgão.
De acordo com ele, a detecção precoce da doença, realizada na triagem neonatal (teste do pezinho), é primordial para se iniciar a linha de cuidado da pessoa e determinar a magnitude na população (incidência, revalência e mortalidade). Ele lembra ainda que a detecção feita nos testes de triagem neonatal, possibilita o início de cuidados específicos a uma enfermidade degenerativa, considerando-se que precocidade e integralidade da atenção podem ser determinantes na limitação dos agravos.
Com o diagnóstico confirmado, as pessoas devem ser encaminhadas para um centro de referência de atenção de média complexidade, para o cadastro e o início da assistência. Nos cuidados iniciais, deve ser confirmado o diagnóstico. De igual forma, devem ser fornecidas as primeiras informações sobre a doença e seu caráter hereditário, além das principais medidas de prevenção, como a penicilina e o ácido fólico. Após esses cuidados, deverá ser oferecido o diagnóstico aos familiares mais diretos, como o pai, a mãe e irmãos. A famílias deve ser também preparadas e apoiadas nas unidades de saúde para desenvolver o autocuidado em relação à doença.
A coordenadora municipal de Políticas Pública para as Mulheres, Mara Regina Araújo, adiantou que a Prefeitura de Porto Velho está participando da campanha como forma de esclarecer à população da capital sobre a doença. “O papel do município, nesse caso é prestar esclarecimentos, alertar para a prevenção que tem que ser feita, principalmente nas unidades de saúde. E isso já está sendo feito com o alerta que é feito à comunidade”, disse.
Fonte: Joel Elias
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à