Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura oferece serviço para erradicar o tabagismo


O Centro de Atenção Psicossocial Álcool - Drogas (Caps/AD), da Prefeitura de Porto Velho, recebe cerca de 40 tabagistas ao mês que procuram a unidade interessados em deixar o vício do cigarro. No Centro, os pacientes são cadastrados e passam a fazer parte do Programa Antitabagismo desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho desde 2010. Para as pessoas interessadas em parar de fumar a unidade oferece todo o aparato necessário.

O processo inicia por uma triagem onde é respondido um questionário que possibilita aos profissionais um mapeamento do perfil do paciente. No primeiro mês do tratamento as sessões são semanais, após o segundo mês, os encontros passam a ser mensais.

Todas as quintas eles participam de palestras onde são repassadas orientações do Ministério Saúde, por meio de quatro cartilhas que abordam temas diferenciados sobre o assunto e ainda informações sobre como devem proceder para acabar com o vício e os novos hábitos que deve adotar para ajudar no tratamento. A unidade oferece ainda medicamentos quando necessários, além de serviços de clínico geral, psicólogo, hidroginástica entre outros. “Acaba que o tratamento não fica focado apenas no tabagismo, mas no bem estar de quem de livre e espontânea vontade procura ajuda”, disse Ademir Pereira, diretor da unidade.

A procura

Segundo Suziane Vasconcelos, enfermeira assistencialista do tabagismo, 80% das pessoas que procuram o Caps conseguem parar de fumar quando se submetem ao tratamento até o fim. Uma das pacientes que não quis se identificar revela que fuma desde os nove anos. Hoje, com 50, ela resolveu procurar ajuda e espera que tenha força para concluir o tratamento e ficar curada. “É difícil, mas já dei o primeiro passo, procurei ajuda”, disse.

Segundo Suziane Vasconcelos, enfermeira assistencialista do programa, os casos que chegam até o centro são os mais variados por isso cada um é tratado de acordo com a intensidade do problema. “Aqui chegam casos de pessoas que começaram fumar ainda muito jovens por influência dos pais, o que era uma prática comum entre os ribeirinhos, para espantar os mosquitos. Em outros recebemos pessoas que começaram a fumar depois de 40 anos de idade, ou pessoas que fumam até cinco carteiras de cigarros e também aquelas que fumam apenas cinco cigarros, por isso cada um recebe um tratamento de acordo com a sua necessidade”, conclui ela.

Dados mundiais

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), três milhões de fumantes morrem por ano de doenças relacionadas com o tabaco. O tabagismo é hoje a maior causa de morbidade e de mortalidade em muitos países. Mas a dependência da nicotina é um comportamento tão virulento que embora 70% dos fumantes desejem parar de fumar, apenas 5 % destes conseguem fazê-lo por si mesmos. Isso ocorre porque o comportamento do fumar não apenas causa doenças, mas a dependência da nicotina.

O atendimento a pacientes que desejam mais informações ou iniciar o tratamento podem agendar pelo telefone, 3901-2877, ou diretamente no Centro de Atenção Psicossocial Álcool - Drogas (Caps/AD).

Fonte: Edina Silva
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

Prefeitura de Porto Velho convoca mais de 160 profissionais para saúde municipal

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), publicou, nesta terça-feira (10), o edital de convocação de ma

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)